Versatilidade frente às suas vocações. Esse é o mais recente chassi B320R desenvolvido pela Volvo Buses Latin America para o Brasil visando atender as operações em nichos do transporte urbano, como, também, em serviços de fretamento ou, ainda, em linhas rodoviárias. Como reforço à gama de produtos que trazem o DNA da marca, o modelo se apresenta como ideal pelos diversos atributos operacionais – transmissão automática ou automatizada; menor peso em relação a concorrência; maior rendimento; e o consumo de combustível mais baixo.
“Desde que respeitada a sua configuração direcionada para cada aplicação, ele é, sim, um modelo multiuso”, destacou Paulo Arabian, diretor-comercial de ônibus da Volvo, ao afirmar a versatilidade do chassi, podendo atuar em vários nichos. Ainda, segundo o executivo, neste primeiro momento, o mercado urbano se revela atrativo para o modelo, com boas perspectivas de vendas em grandes cidades do Brasil, como Belém, Brasília, Campinas, Curitiba Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. “Na configuração Padron, com piso alto, as mencionadas cidades já estão em nosso radar de negócios. Outro detalhe é que o chassi pode ser utilizado em vias segregadas, do tipo BRT, com portas ao nível da plataforma”, observou Arabian.
Com carroçarias rodoviárias, o nicho a ser explorado, com ênfase, é o do fretamento. Segundo o executivo, a característica técnica do chassi foi pensada para esse tipo de serviço, oferecendo um alto nível de conforto, segurança e potência. “O modelo fecha a gama de modelos rodoviários da nossa marca. Também destaco a intercambialidade de peças com a família VM de caminhões. Isso possibilita realizar os mesmos serviços de reparo mecânico, bem como ter as mesmas peças e a eletrônica embarcada”, informou.
O novo motor D8K Euro VI, de oito litros, alia, segundo a Volvo, o alto torque (em baixa rotação) com o baixo consumo de combustível. “As emissões foram reduzidas, mas a potência e o torque estão ainda maiores, com 320 cv e 1.200 Nm, respectivamente”, disse Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Em termos de transmissão, para a versão rodoviária a caixa é a Volvo I-Shift, de 7ª geração (automatizada de 12 marchas), tecnologia da marca que proporciona engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Se a aplicação será urbana, aí o operador poderá optar entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.
A segurança, aspecto muito bem ressaltado pela Volvo, também se faz presente no veículo. Ele incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, que é de série. O freio motor VEB300 com 300cv de potência, unido com o freio auxiliar retarder (item opcional), podem propiciar a potência de frenagem que alcança 900 cv.
Paulo Arabian comentou que o peso do chassi é um diferencial frente aos modelos da concorrência. Segundo o executivo, ele é o mais leve na categoria em que compete. “Além disso, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. Ele também se destaca pela segurança e tecnologia embarcada. Outro item que ressalto é a sua economia de combustível, muito positiva, entre 9 e 10%. Com isso, estamos posicionando nosso produto com um preço bem competitivo no mercado”, explicou.
Para se alcançar os requisitos da norma Euro VI, o motor D8K sofreu um significativo processo de atualização que envolveu modificações no sistema de injeção (com maior pressurização) e, também, no pós-tratamento (SCR, EGR e filtro de particulados) de gases poluentes.
Quanto as vendas, a Volvo anunciou que negócios já estão sendo feitos, mas que, por hora, prefere não citar o quanto e quem são os transportadores que já estão fazendo seus pedidos. É aguardar.
Imagens – Divulgação
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