Recentemente, a capital gaúcha, Porto Alegre, deu a partida para a avalição de ônibus elétricos, com passageiros, em seu sistema de transporte coletivo. São dois veículos em questão – Marcopolo Attivi Integral e Caio eMillenium -, que já circulavam pela cidade desde o início do ano. Eles serão responsáveis por 32 viagens na linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora.
Esses veículos atendem ao chamamento público publicado em julho de 2023 pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), que vai testar ainda outros fabricantes ao longo do ano. De acordo com a prefeitura porto-alegrense, a qualificação integra as melhorias realizadas pelo programa Mais Transporte. O secretário de Mobilidade Urbana, Castro Júnior, destacou a importância deste início de eletrificação da frota. “A primeira viagem com passageiros é um grande passo na revolução tecnológica que ajuda a tornar a cidade mais moderna e sustentável. Até maio vamos dar início ao projeto-piloto para implementação de 12 novos veículos elétricos no sistema de transporte da Capital”.
Sobre esse projeto-piloto a ser implantado nas ruas de Porto Alegre, a previsão é que se inicie no primeiro semestre de 2024 com duas linhas e frota totalmente elétrica. Os ônibus serão utilizados nas linhas 178.1 – Praia de Belas Elétrica, que vai do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros -, e a nova linha Integradora, que terá partida também na Azenha rumo ao Centro.
Conforme informou a prefeitura, os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas operadoras do sistema local, tendo um investimento de R$ 38 milhões, com subsídio do governo municipal.
Imagem – Alex Rocha SMMU Porto Alegre
0 comentários