Na busca pela descarbonização dos sistemas de transporte, a tração elétrica foi eleita como a principal opção (dentre tantas outras) para figurar-se no rol dos ônibus urbanos. Dentre as fabricantes brasileiras do veículo, algumas já desenvolveram e mostraram seus produtos idealizados com a proposta de sustentabilidade. E, seguindo esse contexto, a Volkswagen CO não poderia ficar de fora, num mercado que está conhecendo a tecnologia.
Para isso, ela revelou que dará início à produção de seu ônibus elétrico neste ano, precisamente, no segundo semestre. A marca informou que o seu modelo de chassi, chamado e-Volksbus, está em desenvolvimento no Centro Mundial de Engenharia da VWCO, em Resende (RJ), e que será o resultado de todo conhecimento acumulado pela empresa nos cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery.
Um detalhe: os dois veículos, inclusive, têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às condições severas de operação no país.
A fabricante disse que e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. Em linhas gerais, o chassi tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
A novidade foi confirmada no fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), acontecido há poucos dias.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, disse que a empresa está dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. “Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e, também, com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, afirmou.
Relacionado à tecnologia, o veículo conta com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. A Volkswagen se preocupou com as condições operacionais brasileiras e, por isso, adotou um sistema de proteção contra inundação.
Concebido pela engenharia brasileira da montadora, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. Esse conceito agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen, onde a configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.
Imagem – Divulgação
0 comentários