Duas grandes empresas que produzem carroçarias para ônibus mostraram, recentemente, projetos para aplicações distintas que não são para o transporte rodoviário regular. Busscar e Marcopolo receberam pedidos para promoverem layouts diferentes em suas carroçarias Double Decker.
A catarinense Busscar, atendendo à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron, produziu seu Vissta Buss DD para ser utilizado como hemocentro móvel. O veículo tem adaptação promovida pela empresa FTM Viaturas e Carrocerias Especiais, que colocará equipamentos nos dois salões para os passageiros. Ao invés de poltronas, haverá consultórios de triagem, consultório médico, sala de coleta e sala de espera necessárias para o atendimento da população rondoniense.
O ônibus tem chassi Scania K410 6×2, câmera de ré e aparelho multimídia touchscreen, bem como sanitário, display de mensagem no salão superior com relógio e indicador de sanitário ocupado e sistema de nivelamento para garantir que o trabalho seja feito com precisão e segurança. O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, comentou que a aquisição do hemocentro móvel resultará em um aumento de 1.400 bolsas de sangue coletadas por ano. “Este veículo estará em funcionamento em até 45 dias e possibilitará a coleta de sangue nas regiões onde não existe estrutura da Fhemeron”, disse.
Vamos jogar bola de DD
Na Bahia, o Esporte Clube Vitória, recebeu, há poucos dias, um novo ônibus com carroçaria Marcopolo Paradiso G8 1800 para o transporte dos jogadores e comissão técnica. O veículo foi desenvolvido especialmente para o clube e conta com equipamentos de tecnologia de ponta para garantir conforto e segurança.
Sobre chassi Volvo B510R 8X2, a carroçaria tem 40 poltronas com cintos de segurança de três pontas, tomadas USB, apoio para pés e pernas, sendo oito leito cama no piso inferior e 32 poltronas leito no piso superior.
Além disso, o veículo conta com pintura especial, sistema de ar-condicionado Valeo, janelas panorâmicas com vidros colados e cortinas plissadas, geladeiras, lixeiras, monitores, cafeteira, bagageiro amplo, sanitário e sensor e câmera de ré, e, ainda, o DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel -, permitindo que pessoas com deficiência sejam acomodadas com facilidade, garantindo a inclusão de todos os membros da equipe. “A Marcopolo incentiva o esporte brasileiro e é a maior parceria dos clubes do País, não somente no futebol, mas também em outras modalidades como o voleibol. O Paradiso G8 1800 DD é o mais avançado do mercado nacional e vai colaborar na agitada rotina de jogos do time baiano”, disse Alexandre Romano, gestor de negócios das regiões Sudeste-Nordeste da Marcopolo.
Imagens – Divulgação
0 comentários