Princesa dos Campos comemora 90 anos e reforça sua parceria com a Busscar

Vem de longe a ligação comercial entre duas empresas que contribuiu com o fortalecimento do sistema paranaense de transporte de passageiros sobre rodovias

Historicamente, a segunda metade da década de 1960 pode ser considerada o ponto de partida da relação comercial entre a, então, fabricante catarinense de carroçarias para ônibus, Nielson, e a empresa de transporte de passageiros do Paraná, Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa. E já são quase seis décadas de parceria, reafirmada, recentemente, pela aquisição de novos ônibus.

São 12 unidades que chegam para renovar a frota da operadora dos Campos Gerais, todas com carroçarias Vissta Buss 360, hoje produzidas pela Busscar, sucessora do nome Nielson na década de 1990.

A transportadora comemora, em 2024, os seus 90 anos, marca que poucas empresas alcançam, mantendo-se como referência no mercado. Para celebrar isso, um dos novos ônibus conta com uma pintura retrô, utilizada durante os anos de 1980 e 1990.

Além de serem equipadas com o chassi Volvo B380R, as carroçarias têm 44 poltronas Class Superpullman, com tomadas USB individuais, além de porta copos, sanitário e geladeira. Outros componentes, como monitores LED de 15 polegadas, câmeras de monitoramento, ar-condicionado e aquecimento por meio de calefação, estão presentes.

Também, foram adquiridas duas unidades da carroçaria Vissta Buss 400, para a Viação Cantelle, sobre chassi Volvo B460R, com 44 poltronas Class Leito Turismo no salão de passageiros. Elas são equipadas com sanitário, ar-condicionado, geladeira, câmeras de monitoramento, tomadas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Segundo Paulo Corso, diretor-comercial da Busscar, a empresa é referência na prestação de serviço no Sul do Brasil. “Sabemos da qualidade da frota e do serviço prestado pela Princesa dos Campos. Ficamos honrados em fazer parte desses 90 anos de história e desejamos que essa parceria se renove a cada ano”, disse o executivo.

O gosto pelo negócio cresceu e logo o empreendedor já contava com automóveis para o transporte de seus passageiros. Outras cidades, como Curitiba, Laranjeiras do Sul e Foz do Iguaçu passaram a estar na rota operacional da empresa, que realizava os seus serviços com muita garra e sacrifício, pois a infraestrutura viária não privilegiava as viagens.

90 anos

Tudo começou com um caminhão, que não transportava cargas, mas sim pessoas em sua carroçaria, toda aberta, composta por bancos de tábua e que, ainda, levava malas postais. O ano era 1934, num Brasil que começava a explorar o seu interior a fim de ocupá-lo com as atividades agrícolas. É dessa maneira que começa a história do Expresso Princesa dos Campos, pelas mãos de Pedro Mezzomo, na linha que ligava Guarapuava e Ponto Grossa, na região dos Campos Gerais.

Somente em 1957 é que o nome Expresso Princesa dos Campos foi adotado pelo fundador da empresa. A partir de 1962, duas famílias assumem o controle acionário da transportadora – Baron e Gulin -, esta última a atual administradora da operadora paranaense.

Com isso, ficou pequeno o seu campo de atuação e o jeito foi aumentar sua atuação em vários setores da região oeste do Paraná ao longo das décadas de 1960 e 1970. A capital paulista passou a fazer parte de seu itinerário em 1990, além de uma inusitada rota entre as cidades de Cruz Alta (RS) e Barreiras (BA), por intermédio de sua empresa coligada Cantelletur.

Hoje, com uma gestão empresarial aperfeiçoada e com o foco na satisfação do cliente e na qualidade operacional, o Expresso Princesa dos Campos, ainda, conta com o conselho de administração (presidido por Sueli Gulin), de caráter consultivo e deliberativo, com a missão principal de representar a vontade dos acionistas, estabelecendo metas e políticas de médio e longo prazo para a empresa, e fiscalizando o cumprimento deste planejamento.

De acordo com a transportadora, o planejamento estratégico e a governança corporativa, dentro do contexto de empresa familiar, faz dela um dos exemplos de administração que continua dando certo, sempre com o diferencial de absorver o novo, sem perder nunca o seu DNA, desde a sua fundação, acompanhando e superando os mais diversos cenários políticos e econômicos do País e do mundo.

E, para a empresa, um dos maiores patrimônios que ela acumulou ao longo destes 90 anos é a experiência no segmento de transporte e a solidez de um nome que inspira confiança e fidelidade dos clientes, que sabem poder contar com uma empresa preocupada com seu conforto e sua segurança. Nove décadas de uma história de sucesso.

Imagens – Divulgação e Acervo Revista AutoBus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *