Em 30 de agosto de 2020, era inaugurado o sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) na cidade de Sorocaba, SP, iniciando suas atividades em plena crise da Pandemia do Covid. Quatro anos depois, são mais de 63 milhões de passageiros beneficiados pelos, que contam com 24 linhas e 123 novos ônibus.
Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, disse que os quatro anos de operação apresentam números animadores e o foco na qualidade dos serviços e na experiência do cliente são primordiais para uma operação de sucesso. “Enxergamos a cidade pela perspectiva dos nossos clientes e tudo que fazemos é pensando neles. Já realizamos forró dentro do ônibus, estação em homenagem às mulheres, promovemos passeios com crianças e sempre estamos inovando em ações para atrair mais passageiros. Anualmente, realizamos uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação dos serviços e, com isso, conseguimos medir o que está bom e o que podemos melhorar. Com o BRT, o sorocabano ganhou um sistema de mobilidade urbana moderno que oferece conforto, segurança e deslocamentos mais rápidos para todos, inclusive para pessoas idosas, cadeirantes ou com limitação motora”, ressaltou.
Hoje, o sistema é formado por dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na Zona Norte, sete corredores estruturais (Leste, Oeste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo, G. Osório/Com. Oeterer), 23 estações, três terminais próprios (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga) e mais de 128 pontos de parada que possibilitam ao passageiro a baldeação com os Terminais Santo Antônio e São Paulo (já existentes), com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas. O sistema conta ainda com um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora e acompanha toda a operação.
Foram investidos, aproximadamente, R$ 475 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e Sistema Inteligente de Transporte (ITS), sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões via Governo Federal e R$ 6 milhões do Município) e o restante de responsabilidade da concessionária. Do valor total, R$ 50 milhões foram destinados para tecnologia e inovação.
O BRT Sorocaba é a primeira concessão precedida de obra no segmento de transporte com ônibus do Brasil e se tornou diferenciado devido às suas características. Nesta modalidade de contrato, a concessionária aplica dinheiro próprio, implanta o sistema, investe na frota, opera e realiza a manutenção futura de todo sistema. Ao final do período de concessão em 2040, os investimentos em infraestrutura são revertidos para o próprio município.
Imagem – Divulgação
0 comentários