Pode-se dizer que a operadora porto-alegrense, Turis Silva, não nasceu por acaso, até porque o transporte já estava presente no ramo da família que a criou, atuando no segmento de passageiros ou de cargas. Seu surgimento tem a ver com a necessidade de assumir um veículo que já vinha sendo utilizado e que pelos infortúnios da vida, acabou parando nas mãos de Jaime Silva (fala-se Jãime), que em 1987 iniciou suas atividades em viagens de turismo de compras, entre Porto Alegre e São Paulo.
O começo se deu pelo ônibus herdado, um Viaggio G IV (carroçaria Marcopolo) sobre plataforma Mercedes-Benz O-370 RS, que tinha o número 737, uma referência ao modelo de avião Boeing 737 pelo conforto e status. Jaime, que por muitas vezes assumiu a direção desse veículo na rota entre as capitais gaúcha e a paulista, queria mais e, em 1989, funda, com sua esposa, a Turis Silva, mantendo as excursões, levando lojistas para as suas compras.
Em 1990, visualizando uma oportunidade para o crescimento de seus negócios, o empresário se insere no ramo do fretamento contínuo para empresas, pois o segmento dava mostras de expansão no setor comercial. “Nosso primeiro cliente nesse nicho foi a Memphis, fabricante de sabonetes. E, a partir daquele ano, começamos a nos especializar nesse setor, conquistando diversos e importantes clientes de várias áreas”, ressaltou Carina Silva, diretora da transportadora.
A operadora realiza, ainda, o fretamento eventual, esporadicamente em especiais atendimentos. Contudo, seu foco é explorar os seus clientes fixos, oferecendo a prestação desse transporte eventual com uma área comercial específica, para manter o mesmo padrão de atendimento numa estratégia comercial diferenciada.
Hoje, com 24 empresas sendo atendidas por sua operação, a Turis Silva se destaca no setor por promover qualidade, sempre com os melhores ônibus, com ênfase na satisfação do cliente. A inovação, também, faz parte de seu cotidiano administrativo. Em 2018, por exemplo, a empresa criou um aplicativo para a gestão operacional de seus serviços, permitindo ao cliente dispor de informações sobre a realização dos serviços e aos passageiros na questão da roteirização do transporte. “Com a tecnologia é possível atender os nossos clientes com uma gestão dos serviços de maneira que eles possam acompanhar a operação, visando a otimização de todos os processos envolvidos com a demanda”, afirmou Carina.
A frota da empresa, com cerca de 330 unidades (há outras 50 unidades da transportadora Fátima, pertencente a ela e que atua em linhas regulares), tem configurações diferenciadas para os diversos nichos de operação, com carroçarias nas versões micro-ônibus e dotadas de chassis com motorização dianteira e traseira. Quanto as carroçarias, o protagonismo são da Marcopolo, desde o início das atividades da operadora, sendo a frota 100% da marca. “Somos exclusivos com a marca gaúcha por ela proporcionar veículos personalizados para os nossos negócios e por nos dar um atendimento especial que sempre alcança respostas as nossas solicitações em termos de configuração interna. Aqui, o cliente determina o que ele quer em ônibus”, disse Carina.
Quanto as questões ESG (Ambiental, Social e Governança), a empresa revelou que segue seus atributos, tendo ações voltadas para que sua presença no mercado seja diferenciada. Dessa maneira, ela tem estação de tratamento de água de lavagem para a sua reutilização, participa do Programa Despoluir do Sest/Senat nos testes de opacidade de toda frota, sendo que no ano passado foi ganhadora do Prêmio Gaúcho Despoluir na categoria Fretamento e Turismo e, ainda, no trabalho de indicadores ambientais para a redução de consumo de recursos. “Também, provocamos e somos provocados por nossos clientes para adotarmos conceitos inovadores e sustentáveis que possam contribuir com a causa do meio ambiente. Temos um ônibus a gás natural em nossa frota e já testamos ônibus com tração elétrica. Contudo, tudo depende de investimentos e como o mercado irá pagar pelos serviços”, observou.
Em relação ao Social, a operadora atua junta aos seus clientes em projetos sociais, além de prezar o total cumprimento quanto a respeito a legislação, assim como questões éticas e sociais em sua política do Sistema Integrado de Gestão. “A Turis Silva, comprometida com a melhoria contínua dos seus serviços e a satisfação dos clientes, sócios, colaboradores, fornecedores e sociedade, realiza suas atividades de transporte de pessoas em conformidade com a legislação, de forma ética e com responsabilidade social, preservando o meio ambiente e a eliminação ou redução dos riscos que afetam a integridade das pessoas”, afirmou Carina Silva. Sobre diversidades, seu quadro funcional é formado por mulheres na função de motoristas e em posições de lideranças, sendo que a própria direção da empresa é composta, na maioria, por mulheres. São cerca de 500 colaboradoras atuando na transportadora.
A diretora destacou que, na área da Governança, embora a transportara seja constituída na essência familiar, ela trabalha com ferramentas para análise de contexto, riscos e oportunidades com intuito de tornar clara, fundamentada e efetiva as ações e decisões da direção, ponderando todas as partes envolvidas, tanto interna quanto externa.
Nestes 35 anos de história, Carina salientou a força de vontade de sua família, principalmente de seus pais, a frente da direção da empresa, sendo que a superação sempre acompanhou o cotidiano de suas atividades, onde os problemas não foram obstáculos para o crescimento da operadora. “Meus pais sempre procuraram suplantar as dificuldades com a dedicação e muito trabalho no decorrer dos anos. Eu e minhas duas irmãs brincamos, aqui, que a Turis Silva é a nossa irmã mais nova”, concluiu.
Imagens – Divulgação
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