Transporte complementar

Idealizado para atender uma demanda específica de passageiros que buscam rotas flexíveis, pagando um pouco mais pelo conforto e rapidez, o TeuBus já é sucesso no sul do Brasil

É certa aquela afirmação que transporte coletivo de qualidade custa mais, pois oferece um conceito diferente daquele tradicional em que a operação é feita, exclusivamente, atendendo a rotas fixas, determinadas pela concessão pública, com horários e trajetos pré-determinados. Nessa pegada de valorização aos serviços, podemos incluir a modalidade do Transporte Responsivo à Demanda, com uma natureza dinâmica, onde os passageiros podem reservar sua viagem por meio do uso de um aplicativo e que, com algoritmos avançados, a viagem se adapta para recalcular o melhor curso possível para todos os passageiros.

Um caso nesse sentido que tem se saído bem pode ser visto lá no Rio Grande do Sul, na cidade de Cachoeirinha (137 mil habitantes), com o serviço sob demanda chamado TeuBus, nova forma de resgatar passageiros perdidos e atrair outros tantos para o transporte coletivo local, dispondo de um aplicativo e uma frota de vans.

O TeuBus pertence à operadora de ônibus do município, Transbus Transportes, e que, desde meados do ano passado, vem tendo um bom desempenho operacional, afinal, como dito no começo deste artigo, muitas pessoas preferem pagar mais para terem um transporte de qualidade.

O aplicativo utilizado no serviço é de uma empresa australiana, a Liftango, que é representada no Brasil pela Optai, desenvolvedora de inovação de ponta, apoiada em grande história e experiência na indústria de transporte e mobilidade. Em seu site, a Optai ressalta que os operadores de transporte e agentes da mobilidade urbana podem contar com ela para fazer a transição do modelo tradicional de operação para um outro, imerso em tecnologia, governança e digitalização.

Humberto Maciel, sócio-diretor da Optai, disse que sua empresa fornece ferramentas tecnológicas para que os operadores possam se modernizar, inovar e oferecer serviços de qualidade, com foco na melhor experiência do cliente. “Temos muito orgulho do projeto Teu Bus, da cidade de Cachoeirinha, pelo poder de transformação que ele demonstrou, pela aceitação que teve no sistema local (mais de 15mil usuários) com índices de utilização que impressionam todos os operadores globais de DRT e compartilhamento de até 13 passageiros no mesmo veículo”, destacou, dizendo que a média por veículo/hora é de cinco passageiros.

Maciel, ainda, comentou que é um alento saber que existem empresários tradicionais, tal como o sr. Fernando Casagrande, da Transbus, que têm a visão inovadora, e que são capazes de acreditar no novo, sem medo da inovação. “Cachoeirinha é um projeto de transporte sob demanda muito bem-sucedido, o mais denso que se tem notícia, com índices de crescimento constantes”, observou.

Aliás, Fernando Luiz Casagrande, diretor da Transbus, destacou que, desde julho de 2023, quando esse novo sistema de transporte teve seu início, o interesse por ele só cresceu, mais precisamente, 55%, demonstrando que a modalidade caiu no gosto do usuário. “A ideia sempre de buscar inovação e melhoria para o transporte público. Então, com a visita da Optai, surgiu a oportunidade de conhecermos o sistema de transporte compartilhado. Para nós, foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade única, pois fomos pioneiros na região sul a implantar a tecnologia”, disse ele.

Casagrande, também, afirmou que toda inovação requer ajustes ao longo do tempo e, por tratar-se de um aplicativo, algumas dificuldades surgiram, mas nada que comprometesse a operação. “No início, fomos superando todos os problemas e, hoje, temos um nível de satisfação e credibilidade bem significativo, em vista do crescente número de usuários. E a expansão se mostra com uma tendência positiva, pois ele é um serviço diferenciado, ágil e eficaz”, concluiu.

Em tempo. Oito mil passageiros utilizam os serviços do TeuBus, por mês.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *