Durante a IAA Transportation 2024, maior feira internacional de veículos comerciais, realizada, recentemente, na cidade alemã de Hannover, a Daimler Buses apresentou a nova versão do eCitaro K, com capacidade de percorrer vias estreitas em subúrbios e cidades antigas, operando com um número limitado de passageiros.
Com isso, ela está expandindo seu portfólio com um modelo de 10,63 metros de comprimento, juntando-se ao eCitaro de 12,14 metros de comprimento e ao eCitaro G articulado de 18,13 metros de comprimento. O tamanho compacto do eCitaro K é um atributo que reforça seu uso em serviço público com todas as qualidades de seus irmãos maiores. Ele tem uma distância entre eixos de 4.398 milímetros, promovendo excelente manobrabilidade.
Em linhas gerais, o novo e menor modelo está disponível com um mínimo de quatro e um máximo de seis baterias, com uma capacidade total de até 588 kWh, podendo ter uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis durante toda a vida útil da bateria. Para rotas mais longas, a recarga das baterias poderá ser feita por intermédio de pantógrafos, uma opção ao mercado.
Ele, também, é movido pelo eixo portal elétrico ZF AVE 130 com dois motores, cada um com uma saída máxima de 125 kW, além de ser equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistência. Opcionalmente, o eCitaro K pode vir com câmeras, em vez dos espelhos externos retrovisores, tendo como vantagens um campo de visão estendido para o motorista por meio das janelas e visibilidade significativamente melhor para a traseira no escuro, graças à amplificação de luz residual, como, também, para manobras ainda mais fáceis e menos danos.
Segurança, acima de tudo
Desde julho deste ano, o “Regulamento Geral de Segurança” (GSR-B) atualizado da União Europeia é obrigatório para todos os ônibus novos. A Daimler destaca que seus atuais sistemas de segurança e assistência das marcas Mercedes-Benz e Setra não só atendem aos requisitos do GSR, como algumas funções vão além do nível exigido. A marca chama a atenção para o Active Brake Assist 6 (ABA 6), sistema que é capaz de atuar ao identificar pedestres e ciclistas até uma velocidade de 60 km/h – para o ABA 5, isso já ocorria a 50 km/h. Dessa maneira, ele reage a ciclistas e pessoas que estão atravessando a rua, se aproximando do ônibus ou caminhando na faixa do veículo, utilizando para isso a frenagem automática de emergência.
Mesmo em curvas típicas de rodovias com um raio de aproximadamente 260 metros, o sistema consegue reagir de forma confiável aos veículos da frente, bem como aos obstáculos parados. A prevenção de acidentes é possível em velocidades de até 90 km/h e até 70 km/h em curvas.
Já o Sideguard Assist 2 agora monitora não apenas o lado do passageiro da frente, mas também o lado do motorista e, portanto, vai além do nível exigido pelo GSR, garantindo uma ampla visão frontal e lateral, com uma combinação de cinco sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera. Em velocidades acima de 40 km/h, o Sideguard Assist 2, também, assume o papel de assistente de mudança de faixa.
Na IAA, a empresa expôs o modelo Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach, ostentando o maior número de sistemas de segurança e assistência até o momento na longa linha de seus antecessores e, consequentemente, agrega todo o crédito ao nome Safety Coach. Dentre os recursos, a marca destaca o novo e ainda mais potente assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist 6, assim como o Sideguard Assist 2, o totalmente novo Frontguard Assist e o novo Traffic Sign Assist, que avisa o motorista sobre excesso de velocidade. Além dessas funções, Lane Assist (SPA), Tyre Pressure Monitoring (TPM), Adaptive Cruise Control (ART) com função stop-and-go adicional, Attention Assist (AtAs), Brake Assist (BA), Continuous Brake Limiter (DBL), Electronic Stability Program (ESP), sensor de chuva/luz e o sistema de câmera 360° estão todos incluídos.
Imagens – Divulgação
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