60 anos com foco no transporte eficiente

A Voith celebra em 2024 suas seis décadas de Brasil, produzindo transmissões automáticas que otimizam as operações urbanas dos ônibus. Além disso, ela se prepara para se inserir no processo de eletrificação dos sistemas

Você sabia que em 25% da geração mundial (hidrelétricas) de eletricidade tem uma máquina Voith? Ou que uma a cada três folhas de papel produzidas no mundo, a Voith participa com suas máquinas? O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global, com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais que estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo.

Recentemente, o Grupo Voith promoveu um evento em comemoração aos 60 anos da empresa no Brasil, com a participação de jornalistas especializados nos setores de mobilidade, mineração e ferroviário. O encontro foi realizado em sua fábrica, localizada no bairro do Jaraguá, em São Paulo, onde os profissionais de imprensa puderam vivenciar uma experiência única e conhecer de perto as principais operações e o amplo portfólio da empresa.

Por meio de sua divisão Voith Turbo, ela produz a tecnologia das transmissões automáticas presentes em muitos ônibus urbanos, no Brasil e na América Latina. Na América do Sul, por exemplo, em 1993, três unidades de demonstração foram apresentadas ao mercado, na CMTC, em São Paulo, no corredor ABD, em São Bernardo do Campo, e na Transporte Coletivo Gloria, de Curitiba. Entre 1994 e 1996, foi a vez do processo de homologação junto as fabricantes Volvo e Mercedes-Benz, com o início das vendas para o mercado local. Desde então, já foram comercializados (diretamente por meio de fornecimento local ou da matriz, mais de 28.000 transmissões automáticas Diwa atendendo clientes brasileiros e de outros países da América Latina e Overseas.

Na linha do tempo do desenvolvimento tecnológico, as transmissões Diwa.2, Diwa.3, Diwa.3E, Diwa.5 e Diwa.6 se sucederam no decorrer dos anos. De acordo com a Voith, o início foi com as transmissões de três marchas, evoluindo para o modelo com quatro marchas (uma overdrive) para melhor aproveitar as relações de eixo traseiro disponíveis. Também, houve a evolução do comando eletrônico convencional para comando digital e posteriormente para comando digital integrado por CAN ao veículo, inclusive com armazenamento de dados operacionais. Essa integração permitiu atuar localmente com inteligência de software no sentido de apoiar ação do motorista nas diversas condições de operação, sempre buscando uma condição otimizada, mais suave, mais econômica e mais segura.

Linha de produção da transmissão Diwa

A eficiência energética, por meio de seus conceitos tecnológicos tem espaço garantido nos negócios da empresa junto ao mercado brasileiro. Além da transmissão automática Diwa, que logo terá uma nova versão (Diwa NXT de sete marchas, com a solução híbrida de geração extra de energia, 48 volts integrado, para funções secundárias dos ônibus), a propulsão elétrica, com o sistema Voith Electrical Drive System (VEDS), oferece a melhor capacidade operacional com a menor quantidade de baterias.

Rogério Pires, diretor da divisão de veículos comerciais da Voith Turbo América do Sul, destacou que as tecnologias sustentáveis da fabricante são pensadas e desenvolvidas para gerações futuras e para o processo de eletrificação do transporte urbano, principalmente, sendo que no Brasil, dentro da transição energética, isso irá acontecer em uma velocidade sustentável, principalmente do ponto de vista financeiro e operacional. “Não dá para pensar nossos negócios como modismo, mas sim por uma estratégia que traga resultados práticos, confiáveis e eficientes. Nosso foco é a eficiência energética. Toda a introdução de novas tecnologias depende da mobilização de nossos clientes, sendo que trabalhamos juntos a eles (fabricantes de ônibus) para podermos comprovar esse processo de eletrificação eficiente, sempre com a maturidade do conceito”, explicou Pires.

Diwa NXT, última geração de transmissão automática com um conceito sustentável

Em termos comerciais, o sistema VEDS e a transmissão Diwa NXT equipam, respectivamente, modelos de ônibus de duas fabricantes britânicas – Alexander Dennis e a WrightBus -, e Iveco Bus e a Solaris. “Com a transmissão Diwa Nxt/Mild Hybrid é possível alcançar uma economia de 15% em combustível, algo muito significativo para a otimização do ônibus em sua operação diária. Curiosamente, essa alternativa está sendo utilizada na Europa, em muitos casos, com a combinação com os motores a gás natural/biometano”, disse Pires. Aliás, esse conceito da nova transmissão logo será apresentado por aqui.

Harald Egenrieder, presidente e CFO da Divisão Voith Turbo América do Sul, comentou que o encontro com a imprensa especializada reforçou o compromisso da Voith em promover soluções inovadoras que contribuem para a evolução dos setores industriais e de transporte, além de consolidar sua trajetória de sucesso ao longo de seis décadas no País.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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1 Comentário

  1. Victor

    Excelente empresa, produtos e processos inovadores e confiaveis.

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