Sob o mote “Tecnologia que transforma o transporte”, a Mercedes-Benz participou do maior evento de fretamento do País, onde, além de veículos expostos, participaram líderes, inovadores e profissionais dedicados à transformação e sustentabilidade dos negócios de transporte por fretamento.
De acordo com a fabricante, nos painéis temáticos foram apresentados os mais recentes avanços e melhores práticas em sustentabilidade, explorando como o setor pode reduzir seu impacto ambiental enquanto aprimora as tecnologias em prol da eficiência operacional. Também foram abordadas as soluções que contribuirão para impulsionar o futuro da mobilidade.
Em termos de veículos, a marca expôs seu chassi especificado para o segmento – OF 1621 -, com entre-eixos de 5,95 metros e PBT (Peso Bruto Total) de 16,5 toneladas. Ele pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento, permitindo até 48 poltronas, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Para a Mercedes-Benz, seu grande diferencial é que ele foi concebido, especificamente, para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo, a partir de pedidos de clientes que solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos. “Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do setor. Porém, a Mercedes-Benz é a primeira marca que trouxe para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, destacou o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus de Mercedes-Benz, Walter Barbosa.
Ainda, segundo o executivo, o projeto foi realizado em parceria com encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Outro detalhe é que os clientes, também, foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto.
Segundo a montadora, seu modelo é o mais preparado para encarroçamento, assegurando maior rapidez, menor interferência e menor reposicionamento de componentes. Ele se caracteriza por balanços dianteiro e traseiro curtos, sendo que na parte dianteira há um maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo, especialmente por dentro dos bairros. Já na traseira, o balanço curto possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.
Em termos de mecânica, o motor é o OM 924 LA, o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho, tendo potência de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Observa-se que motor conta com polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado, solução ideal para fretamento. “Assim, seguimos oferecendo um produto de excelente custo operacional para os operadores de fretamento de funcionários e agora ainda mais compatível com o meio ambiente e a mobilidade sustentável”, completou Barbosa.
Imagens – Divulgação
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