Ouvindo o futuro

Um dos assuntos de destaque, durante o Tendências 2025, e que marcou a fala inicial do seu presidente, foi sobre a falta de isonomia em relação à legislação e a concorrência predatória promovida por aplicativos de transporte contra o transporte coletivo regular de passageiros

Por Osvaldo Born

A Fepasc – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina -, promoveu no primeiro dia de outubro o evento Tendências 2025. Realizado no Graciosa Country Club, em Curitiba, PR, o evento contou com empresários do transporte coletivo dos dois estados, autoridades e fornecedores do setor, além de alguns clientes das empresas.

O objetivo foi despertar a reflexão dos convidados para temáticas que impactam o setor de transporte coletivo, além da confraternização, momento sempre de reencontro e troca de ideias. Durante o Tendências 2025, também, foram homenageadas duas tradicionais empresas da região que estavam completando importantes datas em suas histórias – os 90 anos da Viação Garcia e do Expresso Princesa dos Campos, além de comemorar os 35 anos da própria Federação.

O evento teve abertura com as falas de Felipe Busnardo Gulin, presidente da Fepasc, seguida de Vander Francisco Costa, presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e de Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná, o estado anfitrião. Em seguida, uma palestra sobre geopolítica, conduzida por Heni Ozi Cukier (mais conhecido como Professor HOC), que evidenciou os motivos das mudanças que estão acontecendo no mundo, tanto em termos de conflitos, como do ponto de vista da economia e política.

Após isso, um painel promovido pela Mercedes Benz, uma das patrocinadoras do evento, mostrou o estado da arte dos motores em relação às normas de emissão de poluentes. Em seguida as homenagens oficiais às empresas aniversariantes, foi apresentado outro painel com o contexto sobre as tendências da área jurídica para o transporte, ressaltado pela Justen Advogados. Finalizando o evento a fala de Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil.

Um dos assuntos de destaque, durante o Tendências 2025, e que marcou a fala inicial do seu presidente, foi sobre a falta de isonomia em relação à legislação e a concorrência predatória promovida por aplicativos de transporte contra o transporte coletivo regular de passageiros. Felipe destacou os pontos negativos sobre arrecadação de impostos, geração de empregos e segurança jurídica que estas “pseudo” opções de transporte têm trazido para o contexto nacional, buscando apoio das autoridades presentes para atuarem em prol do combate a estas práticas abusivas e desleais.

A Fepasc é uma das 29 federações que atualmente compõem a CNT.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *