Sem fixar residência

Marcopolo adentra no mundo das casas sobre rodas ao apresentar uma unidade comercial específica para produzir motorhomes. E detalhe, já tem o seu primeiro produto

De longe pode parecer um veículo modelo Volare, mas, chegando perto, dá para ver que o conceito é inovador. Trata-se do NOMADE, o primeiro motorhome desenvolvido e produzido pela marca Marcopolo, depois de criar a Marcopolo Motorhome, a sua divisão que atuará nesse novo segmento de negócios para ela. E ele é 4×4, ideal para circuitos desafiadores.

De acordo com a fabricante gaúcha, seu modelo tem construção integral e se destaca pela segurança, robustez, conforto, conectividade e desempenho superiores para viagem, aventura e turismo. O NOMADE foi apresentado durante a Expo Motorhome, evento que aconteceu, recentemente, na cidade paranaense de Pinhais.

Alexandre Cruz, head Executivo da Marcopolo Motorhome, destacou que o lançamento não engloba, apenas, o produto, mas num conceito inovador para a marca com um modelo especial, iniciando uma nova era para a empresa ao se inserir nesse mercado. “Este projeto nasceu do programa interno de empreendedorismo que busca valorizar a participação dos colaboradores da Marcopolo em termos de inovação. Neste caso, cinco colaboradores tiveram a ideia de desenvolver um novo nicho de mercado, sendo aceita, o que resultou no que apresentamos, hoje”, explicou Cruz.

A Marcopolo detalha seu modelo pelas muitas peculiaridades, como o comprimento de 7,50 metros, largura de 2,36 metros, 3,18 metros de altura total e 1,95 metros de altura interna, incorporando, ainda, soluções inéditas para o segmento, com um ambiente de convivência e dinete que vira cama, tendo teto panorâmico decorativo com iluminação em LED, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, além do slide out, que amplia o espaço interno em até 16m² quando o veículo está parado.

Alexandre Cruz

Segundo a fabricante, o NOMADE insere-se como uma versão compacta na categoria de veículos integrais, em que o veículo é construído como uma unidade única, em que a cabine do motorista e a parte habitável fazem parte de uma mesma estrutura integrada. Assim, nesse tipo de motorhome, o design é mais uniforme e fluido, pois o fabricante tem mais liberdade para desenhar todo o interior e o exterior, resultando em maior visibilidade e comodidades, além de serem considerados mais luxuosos. “O Brasil tem um grande potencial para esse tipo de veículo, algo em torno de quatro mil unidades ano. Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, esse volume salta para 50 mil. Portanto, estamos confiantes com nossa iniciativa de participar de um mercado significativo”, lembrou Cruz.

Sofisticação sobre rodas

A Marcopolo informou que, para desenvolver o NOMADE, foram realizadas pesquisas e análises dos mercados norte-americano e europeu, o que permitiu definir as dimensões ideais do modelo e suas características, tendo a expectativa de oferecer uma opção diferenciada e exclusiva para um público que busca estar com a natureza, gosta de aventura e de desvendar novos destinos, priorizando conforto, segurança, sofisticação e tecnologia.

Alexandre Cruz, também, ressaltou as parcerias nesse projeto, pois sem elas não seria possível alcançar um nível de qualidade presente no veículo. “É preciso olhar o que está por trás desse projeto, com a participação de nossos parceiros visando o crescimento dos negócios. Queremos incentivar as empresas que estão ao nosso redor a crescer. Tem muita gente boa no mercado que merece uma chance”, disse.

Para explorar o mercado, a Marcopolo salienta toda a sua rede de suporte e assistência, já montada para atender os clientes de ônibus. Com isso, os clientes do NOMADE contarão com o pós-vendas composto por equipes profissionais, capazes de promover serviços adequados. “O NOMADE atende a demanda de um público que quer ter acesso a destinos mais desafiadores, sem abrir mão do conforto, mantendo a segurança e confiabilidade, e podendo contar com as dezenas de pontos de atendimento da Marcopolo no Brasil e na América Latina”, observou Cruz.

Já James Bellini, presidente do Conselho de Administração da fabricante gaúcha, disse que o NOMADE nasceu num período crítico, que foi a pandemia de Covid, onde a empresa sentiu o baque da redução dos negócios, fomentando a iniciativa por mudanças para poder se manter no mercado. “Por dois anos tivemos que nos reinventar para enfrentar a pandemia. Dessa maneira, fizemos uma reestruturação em nosso negócio para nos mantermos vivos, pensando na diversificação de nossa cadeia produtiva, com o desenvolvimento de novos nichos comerciais. O segmento de motorhome teve crescimento naquele momento, o que nos estimulou a entrar na área”, explicou.

O valor inicial do NOMADE é de R$ 1,6 milhão. Contudo, dependendo da configuração interna escolhida, esse valor pode aumentar.

 

Um chassi específico

Por baixo do NOMADE, uma plataforma robusta, capaz de aguentar a operação severa. A Agrale colocou no novo veículo o seu chassi MA 11.0, que foi desenvolvido para atender às exigências do mercado de motorhomes, com foco em versatilidade e segurança. Ele é equipado com motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4X4 com reduzida e câmbio automático Allison. O veículo proporciona agilidade e facilidade de manobra, e oferece melhor desempenho e maior robustez para enfrentar com segurança, qualquer terreno e explorar as mais diferentes regiões, transformando cada viagem em uma emocionante aventura, quer sejam praias, paisagens exóticas, ou montanhas. O NOMADE também está disponível com opção de transmissão manual ou automática de seis marchas,

Detalhes construtivos

Podendo ter quatro configurações de layout interno, o salão do NOMADE conta com TV, cozinha completa em marcenaria feita sob medida, com design e linhas que acompanham o desenho externo do veículo, com pia, cuba, dispenser de sabão, fogão a gás de duas bocas da Tramontina, geladeira Dometic de 216 litros, micro-ondas e forno 2 em 1, depurador de ar Dometic, escotilha e teto decorativo em LED em toda a extensão,

Além disso, há quarto completo em marcenaria sob medida com cama, armários, banheiro com ducha de acionamento monocomando e sanitário separado, espelho com iluminação, TV e claraboia escamoteável, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, janela traseira com vista externa, janelas basculantes com tela mosquiteiro e blecaute, toalheiro aquecido, sanitário com pedal Dometic e claraboia com exaustor e sensor de chuva.

Conta ainda com luz de manobra integrada, guincho dianteiro e manilha com capacidade de até 15.500 lbs (mais de 7 toneladas) e engate de reboque traseiro.

Os equipamentos eletrônicos incluem câmera 360° + DVR (câmeras em substituição aos tradicionais espelhos retrovisores), sistema Victron de armazenamento de energia com pack de bateria de Lítio (autonomia para até quatro dias) e antena para TV Digital com Internet Satelital (4G e 5G).

Imagens – Divulgação e revista AutoBus

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