BRT bem avaliado

Na cidade paulista de Sorocaba, o sistema de transporte rápido de passageiros tem uma excelente aprovação por parte de seus clientes

O termo BRT, que para este editorial significa Trânsito Rápido de Ônibus e não o que é usado na língua inglesa (afinal estamos no Brasil, onde se fala português), tem tudo a ver com uma modalidade de transporte coletivo urbano capaz de satisfazer os anseios do desenvolvimento e dos deslocamentos das pessoas.

Seu contexto traz vários benefícios que otimizam a operação e promovem a rapidez nas viagens. Veja o caso do BRT Sorocaba, que pela quinta edição de sua pesquisa anual, ressalta um marco importante – 87,7% dos seus usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de viagem oferecido.

De acordo com a gestão do sistema sorocabano, o referido índice representa um crescimento de 10% na aprovação em comparação com o ano anterior e consolida a operação, que já beneficiou mais de 80 milhões de pessoas em cinco anos, como uma referência em tecnologia e eficiência na mobilidade urbana.

Em linhas gerais, os dados coletados pela 5ª edição da pesquisa “A Jornada do Passageiro”, realizada anualmente pela concessionária BRT Sorocaba e conduzida pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi, são respostas de 863 passageiros consultados, com uma amostra representativa composta por 54,9% de mulheres e 43,6% de homens que utilizam o transporte coletivo diariamente. Nisso, foram avaliados aspectos essenciais da experiência de deslocamento, desde a infraestrutura dos terminais e estações até a percepção geral sobre a frota e os serviços.

Outro importante quesito foi o da segurança, um dos pilares da operação, que, também, apresentou melhora na percepção dos usuários, com índice de satisfação sobre o tema, dentro dos ônibus, alcançando 83,9%, um incremento de 5% em relação à pesquisa anterior. Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, disse que em uma sociedade tecnológica, o acesso à informação é primordial, e no BRT não é diferente. “Este resultado nos anima e reforça que nossa prática de melhoria contínua tem sido eficaz. O retorno do público é a confirmação de que as ações implementadas estão chegando ao passageiro. Ter essa devolutiva de quem usa o sistema é fundamental para o nosso aprimoramento na busca por um serviço de transporte de excelência”, ressaltou.

Ainda, de acordo com o executivo, as observações sobre a segurança são respostas daquilo que o passageiro tem visto e sentido em seu cotidiano dentro da operação. “Atribuímos essa sensação de segurança à presença do circuito de câmeras inteligentes que monitora toda a movimentação. Um trajeto vigiado ajuda a inibir situações de vulnerabilidade. Desde nossa ativação, em 2020 até 2025, transportamos mais de 80 milhões de pessoas, e ter esse retorno após cinco anos de operação é muito animador”, explicou Andere.

Outro detalhe que a gestão do BRT informou refere-se aos novos indicadores que visam aprofundar a análise da experiência, sendo que a pesquisa foi expandida para incluir novos atributos, como a avaliação da condução dos motoristas, o atendimento prestado, a limpeza e a manutenção do sistema. Dessa maneira, a condução segura foi um destaque, com 91,2% de aprovação, mesmo índice alcançado pelo atendimento às solicitações de embarque e desembarque. A postura de respeito e cortesia dos profissionais foi bem avaliada por 91% dos participantes.

Já a manutenção da infraestrutura foi considerada satisfatória por 86,7% dos passageiros, enquanto a limpeza das estações e dos veículos recebeu 84,9% e 80,2% de aprovação, respectivamente. “Visualizar esses números reforça a importância de um quadro funcional balizado em qualidade, mensuração e novas práticas. Fomentamos um ambiente de conhecimento e desenvolvimento coletivo, e isso reflete em resultados positivos para todo o sistema. Promovemos treinamentos constantes para que nossas equipes estejam alinhadas a processos que garantam uma mobilidade urbana eficiente e acolhedora”, afirmou Andere.

Nota deste editor – Como se vê, trata-se de um sistema sobre pneus que pode favorecer os deslocamentos das pessoas de uma maneira eficiente, sendo, ainda, um indutor ao desenvolvimento econômico e ambiental. As peculiaridades do BRT, com o uso racionalizado do ônibus em harmonia com uma infraestrutura condizente à operação, resultam em ganhos para as médias e grandes cidades, expressando um exemplo de transporte moderno e qualificado, podendo ser equiparado ao modal sobre trilhos, porém com custos operacionais menores. Tudo depende da boa e sensata gestão.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *