Volvo chega a marca de 500 mil veículos brasileiros

Desde 1979, quando iniciou sua fabricação de veículos comerciais no Brasil, a marca sueca alcança um volume expressivo em 46 anos de história

Em sua trajetória em solo curitibano, a Volvo foi responsável por inúmeras inovações, tanto em produtos quanto em processos, na sua história brasileira. Da unidade saíram novidades como os chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo (1992); os primeiros caminhões com motores eletrônicos fabricados no Brasil (1996); os caminhões semipesados Volvo VM (2003), que marcaram o ingresso da marca em um novo segmento de mercado; além dos primeiros caminhões autônomos do País (2017).

De acordo com a marca, as novidades não param por aí. A linha 2026 dos caminhões Volvo FH trará aprimoramentos na inteligência artificial, segurança e produtividade e em ônibus, destaque para o início recente da produção do chassi Volvo BZRT, veículo articulado ou biarticulado 100% elétrico, com zero emissões, sendo que a planta brasileira é a base global de exportação deste modelo.

Cabe lembrar que a unidade paranaense, em seu início no ano de 1979, montou o seu primeiro veículo no País – o chassi de ônibus B58. Um ano depois, iniciou-se a produção de caminhões, com a montagem do modelo N10. “A unidade de Curitiba é a única da marca a reunir, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos, em benefício dos clientes”, disse Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil.

Em relação aos chassis para ônibus, a trajetória da Volvo em solo brasileiro foi marcada pela inovação. Lá em 1979, o chassi B58 trouxe conceitos muito à frente do seu tempo, como o motor central, que privilegiava o espaço e conforto dos passageiros, tanto na versão rodoviária quanto urbana. Ele causou uma revolução no segmento com suas características, conquistando muitos clientes que se tornaram “volveiros” por muitos anos. Já no ano de 1980, a Volvo apresentou a versão articulada para Curitiba, que posicionou a marca como pioneira em sistemas de transporte de alta eficiência.

O primeiro chassi a sair da fábrica brasileira

No decorrer do tempo, muitos foram os modelos de chassis desenvolvidos e comercializados pela marca nesses 46 anos. Em sua gama de produtos, um destaque foi o lançamento, em 1992, do ônibus biarticulado, reconhecido como uma grande inovação no mercado de urbanos, em especial para sistemas BRTs, pois ele   transporta um número maior de pessoas, eleva a agilidade e a eficiência com menor custo operacional.

Hoje, com investimentos constantes, a fábrica brasileira é considerada uma das mais modernas da Volvo no mundo, com avançados processos de indústria 4.0, sendo, também, referência em sistemas de gestão e qualidade, sendo pioneira na adoção do conceito de produção enxuta (lean manufacturing) dentro do Grupo Volvo.

O complexo da Volvo em Curitiba engloba toda a gestão dos negócios da marca na América Latina, incluindo as áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, campo de provas, entre outras. Atualmente, a unidade opera em dois turnos e tem 4.200 funcionários diretos.

Volvo Buses – Linha do tempo Brasil

1979 Chassi B58

1986 Chassi B10M

1992 Chassi B58 biarticulado para BRT

1994 Chassi B12, motor traseiro (importado da Suécia)

1997 Chassi B12B (fabricado no Brasil)

1998 Chassi B7R

2000 Chassi B7R piso baixo

2000 Chassi B10R

2003 Chassi B12R

2004 Chassi B12M

2006 Chassi B9Salf

2009 Chassi B9R

2011 Chassi B270F

2011 Chassi B340M

2012 Chassi Híbrido B215RH

2012 Chassi B450R

2017 Chassi B250R

2023 Chassi B510R Euro 6

2023 Chassi B320R

2024 Chassi BZL elétrico (importado)

2025 Chassi BZRT elétrico articulado e biarticulado

2025 Chassi BZR elétrico

Imagens – Divulgação e acervo

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