Em sua trajetória em solo curitibano, a Volvo foi responsável por inúmeras inovações, tanto em produtos quanto em processos, na sua história brasileira. Da unidade saíram novidades como os chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo (1992); os primeiros caminhões com motores eletrônicos fabricados no Brasil (1996); os caminhões semipesados Volvo VM (2003), que marcaram o ingresso da marca em um novo segmento de mercado; além dos primeiros caminhões autônomos do País (2017).
De acordo com a marca, as novidades não param por aí. A linha 2026 dos caminhões Volvo FH trará aprimoramentos na inteligência artificial, segurança e produtividade e em ônibus, destaque para o início recente da produção do chassi Volvo BZRT, veículo articulado ou biarticulado 100% elétrico, com zero emissões, sendo que a planta brasileira é a base global de exportação deste modelo.
Cabe lembrar que a unidade paranaense, em seu início no ano de 1979, montou o seu primeiro veículo no País – o chassi de ônibus B58. Um ano depois, iniciou-se a produção de caminhões, com a montagem do modelo N10. “A unidade de Curitiba é a única da marca a reunir, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos, em benefício dos clientes”, disse Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil.
Em relação aos chassis para ônibus, a trajetória da Volvo em solo brasileiro foi marcada pela inovação. Lá em 1979, o chassi B58 trouxe conceitos muito à frente do seu tempo, como o motor central, que privilegiava o espaço e conforto dos passageiros, tanto na versão rodoviária quanto urbana. Ele causou uma revolução no segmento com suas características, conquistando muitos clientes que se tornaram “volveiros” por muitos anos. Já no ano de 1980, a Volvo apresentou a versão articulada para Curitiba, que posicionou a marca como pioneira em sistemas de transporte de alta eficiência.

O primeiro chassi a sair da fábrica brasileira
No decorrer do tempo, muitos foram os modelos de chassis desenvolvidos e comercializados pela marca nesses 46 anos. Em sua gama de produtos, um destaque foi o lançamento, em 1992, do ônibus biarticulado, reconhecido como uma grande inovação no mercado de urbanos, em especial para sistemas BRTs, pois ele transporta um número maior de pessoas, eleva a agilidade e a eficiência com menor custo operacional.
Hoje, com investimentos constantes, a fábrica brasileira é considerada uma das mais modernas da Volvo no mundo, com avançados processos de indústria 4.0, sendo, também, referência em sistemas de gestão e qualidade, sendo pioneira na adoção do conceito de produção enxuta (lean manufacturing) dentro do Grupo Volvo.
O complexo da Volvo em Curitiba engloba toda a gestão dos negócios da marca na América Latina, incluindo as áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, campo de provas, entre outras. Atualmente, a unidade opera em dois turnos e tem 4.200 funcionários diretos.
Volvo Buses – Linha do tempo Brasil
1979 Chassi B58
1986 Chassi B10M
1992 Chassi B58 biarticulado para BRT
1994 Chassi B12, motor traseiro (importado da Suécia)
1997 Chassi B12B (fabricado no Brasil)
1998 Chassi B7R
2000 Chassi B7R piso baixo
2000 Chassi B10R
2003 Chassi B12R
2004 Chassi B12M
2006 Chassi B9Salf
2009 Chassi B9R
2011 Chassi B270F
2011 Chassi B340M
2012 Chassi Híbrido B215RH
2012 Chassi B450R
2017 Chassi B250R
2023 Chassi B510R Euro 6
2023 Chassi B320R
2024 Chassi BZL elétrico (importado)
2025 Chassi BZRT elétrico articulado e biarticulado
2025 Chassi BZR elétrico
Imagens – Divulgação e acervo












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