A TMB, Transports Metropolitans de Barcelona, deu mais um passo rumo ao transporte livre das emissões poluentes. A operadora pública da cidade espanhola adquiriu oito novos ônibus equipados com a tecnologia da células a combustível. Esse tipo de tração, considerado o mais moderno, produz eletricidade por meio da reação química entre hidrogênio e oxigênio. A escolha por esse tipo de tecnologia é parte da filosofia ambiental da TMB, com a progressiva eletrificação de sua frota de ônibus.
De acordo com a transportadora, o hidrogênio é um elemento abundante no mundo, sendo um vetor de energia altamente versátil e que pode desempenhar o papel de protagonista no transporte. A utilização do hidrogênio na tração dos ônibus está avançando graças ao desenvolvimento tecnológico associado às células a combustível. “Como empresa com vocação para a liderança, estamos comprometidos com a inovação e o combate à poluição nas cidades, com o objetivo de alcançar uma mobilidade mais limpa para o futuro. Nesse sentido, a TMB deve estar sempre na vanguarda da mobilidade sustentável e eficiente. Por isso, damos mais um passo na melhoria da nossa frota com a compra de ônibus limpos”, disse Rosa Alarcón, presidente da TMB.
Os oito ônibus adquiridos pela operadora serão do modelo H2 City Gold LHD, produzidos pela montadora portuguesa Caetano Bus. Os veículos possuem 12 metros de comprimento e seu núcleo tecnológico terá a célula a combustível da marca japonesa Toyota, com potência de 60 quilowatts. A motorização e a parte eletrônica serão fornecidas pela Siemens. O fabricante estima um consumo diário de 20 quilos de hidrogênio e autonomia de 300 quilômetros.
A aquisição dos novos ônibus conta com o apoio do programa europeu JIVE 2 para a promoção de veículos com células a combustível e emissões zero de poluentes, cofinanciado pela União Europeia. O valor investido compreende 6,4 milhões de euros.
Imagem – Reprodução/Caetano Bus
0 comentários