A operadora de fretamento Rimatur Transportes, de Curitiba, PR, que participou com sugestões no desenvolvimento do chassi OF1621 da Mercedes-Benz, adquiriu, recentemente, 33 unidades desse modelo para a renovação de sua frota.
De acordo com Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur, as sugestões aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras foram direcionadas para a criação de um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos, mas que não precisasse de um PBT tão alto, resultando numa versão de 16,5 toneladas. “Com um veículo mais leve, concebido especificamente para fretamento, e nossa expectativa é obter economia no consumo de combustível e também com pastilhas de freio. Além disso, o balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de ataque, facilitando a manobrabilidade nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”, observou.
No contexto técnico, o chassi OF 1621 é específico para fretamento contínuo, como aqueles de transporte de funcionários para empresas e indústrias, sendo equipado com o motor OM 924 LA de 208 cv, podendo receber carroçarias com até 12,55 metros de comprimento e 48 poltrona, incluindo o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e conforto de acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. “Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento de fretamento. O diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especialmente para o fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com custo mais atrativo sem abrir mão do maior número possível de assentos. Ou seja, o grande objetivo desse produto é atender a demanda elevada do fretamento, com maior eficiência, mais qualidade e menor custo”, destacou Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A Mercedes-Benz informou que, ao adotar na nova versão do chassi os balanços dianteiro e traseiro mais curtos, mantendo o entreeixos de 5.950 mm, foi possível a instalação do tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA de 25 litros, baterias, sistema pós-tratamento dos gases de escape, preparação para ar-condicionado e outros itens de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi.
Os chassis receberão carroçarias da marca Marcopolo, com o modelo Ideale 800. Elas ainda possuem o sistema de biossegurança dos passageiros, com altos índices de renovação de ar interno e itens Marcopolo BioSafe, com materiais antimicrobianos e dispenser de álcool em gel junto a porta de serviço. Das 30 unidades, parte é equipada com sistema de ar-condicionado Valeo CC336 com sistema de desinfecção UV-C. “A Rimatur é um cliente tradicional e importante que privilegia as inovações e a tecnologia. O desenvolvimento em parceira com a Mercedes-Benz reforça a liderança das duas marcas e demonstra o foco na satisfação cada vez maior dos nossos parceiros, com produtos diferenciados e que garantam maior rentabilidade para as suas aplicações”, disse Alexandre Cervelin, gestor de negócios da filial da Marcopolo Paraná.
Imagens – Mercedes-Benz
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