A cidade do Rio de Janeiro conta, hoje, com três sistemas de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), atendendo diversas regiões. Contudo, tal modalidade tem sido alvo, nos últimos anos, de críticas e falta de investimentos para a recuperação de sua imagem, degradada pela falta de valorização do poder público municipal.
A prefeitura do Rio de Janeiro vem trabalhando, nos últimos tempos, para reafirmar essa importância do modelo de transporte coletivo, assumindo a operação dos corredores. Com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT carioca, a Secretaria de Transportes (SMTR) realizou licitações em abril e maio de 2022 para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo Padron.
Nesse processo de renovação da frota, a encarroçadora gaúcha Marcopolo foi a vencedora para fornecer os 220 ônibus articulados, com carroçarias Torino Express, sobre chassis Mercedes-Benz (120 unidades) e Volvo (100 unidades). Os veículos terão três versões em dimensão – 18 metros, 22 e 23 metros, com capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé). Eles são equipados com tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade para os passageiros, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), cabine exclusiva ao condutor, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.
De acordo com Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais e Marketing da Marcopolo, a empresa é líder no fornecimento de veículos para os mais importantes sistemas de mobilidade da América Latina. “Temos muito orgulho em colaborar com a contínua elevação do transporte coletivo urbano de uma cidade tão importante quanto o Rio de Janeiro. Os novos veículos vão proporcionar deslocamentos mais eficientes, confortáveis e seguros para a população”, disse.
Há, ainda nos novos ônibus, a presença de sistema de circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas. Aliás, a segurança tem sido um aspecto negativo no modelo carioca de transporte, com muitos casos de vandalismo, nos ônibus e nas estações de passageiros. O público do transporte local, em sua maioria formada por pessoas de bem que necessitam do sistema rápido e cômodo, acaba sendo afetado por ações promovidas por agentes inconsequentes que não levam em consideração a importância dos serviços realizados pelo BRT.
Imagens – Beth Santos
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