O metaverso ou a interação pessoal com as formas de trabalho, negócios, mercado e social via o conceito do mundo virtual, tem conquistado cada vez mais espaço em nosso cotidiano. A realidade paralela no novo universo dos negócios promete ser gigante, conforme a GlobalData, empresa de análises e tecnologia, anunciou, sendo que ele deverá chegar a US$ 996 bilhões em 2030. Para efeito comparativo: em 2021 a movimentação foi de US$ 22,7 bilhões.
No setor de transporte de passageiros, a paranaense Viação Garcia já garantiu seu lugar nessa nova dimensão tecnológica e lançou, em julho, a sua loja no metaverso. “Se hoje este é um diferencial competitivo, muito em breve será uma imposição do mercado. Por isso, decidimos dar este passo que, em breve, será inevitável para todos os setores”, disse Estefano Boiko Junior, vice-presidente do Grupo GBS, que reúne a Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e LondriSul.
A empresa investiu em um ambiente futurista, onde é possível com seu avatar (o seu personagem no metaverso) comprar passagens, visitar em 360º o interior dos ônibus, conhecer virtualmente o Museu da Viação Garcia e ter uma interação com um arco e flecha para acertar qual o seu próximo destino. Gustavo Melles, head da Upper Tech, área de tecnologia da Upper ADucation Ecosystem e que presta suporte ao conceito da Viação Garcia, este é um canal que veio para ficar e que vai transformar o modo de relacionamento entre as pessoas e as empresas. “Expandirá as possibilidades, gerando mais receita e sustentabilidade. Mas ainda é o início. Estamos distantes da versão definitiva do metaverso totalmente imersivo, com transições perfeitas entre vários ambientes. Em uma perspectiva de cinco anos a plataforma vai amadurecer e se tornar popular”, prevê.
Neste novo mundo, a moeda é digital e a operadora sabe muito disso, passando a aceitar criptomoedas em 2018. De acordo com a Viação Garcia, há uma evolução deste projeto, com várias novas ideias sendo desenvolvidas, dentre elas, permitir ao cliente visitar o seu destino antes mesmo de sair de casa. “Imagina que interessante antes de ir pessoalmente ao seu destino, explorar com seu avatar as belezas da natureza, os passeios turísticos ou até mesmo visitar o escritório que será sede de uma reunião, no caso de uma viagem corporativa. Tudo isso de forma 100% imersiva, sentindo o gostinho do que irá fazer na vida real”, comentou Melles.
Imagem – Divulgação
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