Consagrada no desenvolvimento e na produção de transmissões para veículos comerciais, a Voith apresenta um novo conceito tecnológico que visa o aumento da inteligência embarcada em ônibus urbanos, promovendo otimização operacional, independente da necessidade de treinamento específico de motoristas. Trata-se de um novo software que monitora continuamente o desempenho da condução, permitindo o ajuste dinâmico do trem de força, configurações otimizadas para cada condição operacional específica, além de compensar deficiências ou excessos de condução no momento da aceleração do veículo.
Rogério Pires, diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo no Brasil, explicou que a tecnologia é capaz de suportar, de forma autônoma, uma operação mais eficiente dos veículos. “O OnEfficiency.SmartAccelerate é baseado nas características operacionais de transporte público por ônibus na América Latina. Todo o histórico de dados operacionais coletados nos últimos 25 anos de atuação na região proporcionou o desenvolvimento tecnológico”, comentou.
O OnEfficiency.SmartAccelerate utiliza os sinais de sensores já existentes no sistema da transmissão automática Voith e informações da rede CAN para monitorar o desejo do motorista e o comportamento dinâmico do veículo. De acordo com a Voith, a lógica e capacidade de processamento do módulo de controle da transmissão permite que ele gerencie o trem de força e possibilita uma condução eficiente, segura e confortável.
A solução, é, segundo a fabricante, um avanço em relação à redução de emissão de CO² sem a necessidade de soluções muito mais caras e complexas. A funcionalidade proporcionada por esta solução de mobilidade também garante maior conforto e segurança aos passageiros, pois acelerações bruscas são evitadas. Ela também reduz a necessidade de treinamento e reciclagem de motoristas, pois o sistema atua sempre que alguma condição de aceleração fuja dos padrões pré-estabelecidos.
O sistema OnEfficiency.SmartAccelerate pode ser aplicado em muitos veículos com transmissões Voith DIWA, a partir de motores que atendem a norma Euro V. Ele é dinâmico e atua independente da condição de carga e topografia, proporcionando assim a configuração ideal para cada operação específica.
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