A cidade de Londrina tem uma grande importância no contexto do desenvolvimento do estado do Paraná. O município se destaca pelos aspectos econômico, educação e qualidade de vida, tendo quase 600 mil habitantes, localizado numa região agroindustrial que é referência no cenário brasileiro.
Em termos de mobilidade, a cidade, por meio de uma parceria entre a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), a montadora de ônibus Scania e a prefeitura local, destacou, recentemente, em seu sistema de transporte coletivo, o início de um projeto inovador que salienta o uso do biometano como combustível em sua frota de veículos. Para isso, durante um mês, haverá uma avaliação, em condições reais, de um ônibus equipado com o motor movido com esse biocombustível.
O objetivo é certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes. O ônibus, em demonstração, é o mesmo que já circulou pelas ruas de Curitiba e região metropolitana, mas que em Londrina ele será abastecido com o biometano, um gás 100% renovável, obtido a partir da produção e do processo de purificação do biogás, vindo do setor sucroalcooleiro.
A operadora urbana Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) será a responsável pela operação do veículo e, a cada semana, ele estará em uma linha diferente, começando pela linha 501 – Terminal Vivi Xavier – Via Alto Do Boa Vista, na sequência na linha 314 – Jardim Olímpico, logo depois na 803 – Terminal Vivi Xavier/Shopping Catuaí e finalizando na linha 904 – Terminal Vivi/UEL/Terminal Acapulco. Haverá ainda o acompanhamento da Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU) visando conhecer os resultados da avaliação.
O referido ônibus tem chassi K 280 4×2, com propulsor de 280 cavalos de potência. A configuração do motor utiliza o sistema de Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), sendo movido 100% a gás natural e biometano, ou ainda mistura de ambos. De acordo com a Scania, neste momento, é o ideal para o ‘aqui e agora’, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.
O diretor da P. B. Lopes (concessionário responsável por todo o suporte mecânico e de informações nos testes), José Henrique de Souza Gomes, disse que a Scania reforça o protagonismo em alternativas sustentáveis participando dessa ação inédita e pioneira em Londrina, em uma demonstração na operação real. “Além de termos a melhor solução em mobilidade urbana com um combustível totalmente limpo, a Rede P. B. Lopes conta com estrutura e profissionais capacitados para garantir toda a assistência necessária para o sucesso da operação. Nossa região tem uma vocação incrível para a instalação desta matriz energética, capaz de abastecer com biometano toda a operação de transporte coletivo em nossa cidade”, observou ele.
Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, segue a mesma direção ao comentar que a ação, inédita com o biometano, numa operação regular urbana será um divisor de águas para que mais cidades preocupadas com a redução da emissão de poluentes coloquem em prática frotas mais eficientes. “Londrina entra para a história da mobilidade mais sustentável nesta primeira demonstração completa numa operação real no transporte de passageiros urbano, com o ônibus movido 100% a biometano, sendo observado durante um mês por todos os critérios de avaliação de um órgão gestor. Dessa forma, haverá uma análise completa, e não um pequeno período de testes”, salientou ele.
Já o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., reforçou que o gás natural e o biometano são fontes de desenvolvimento para o Paraná e são energias capazes de contribuir com as metas de sustentabilidades das grandes cidades. “O gás é a energia do presente, com tecnologia pronta para ser utilizada aqui e agora e contribuir para o meio ambiente. A nova ação é muito importante para a Compagas para reunir novas informações sobre o veículo e o combustível, e sobre o perfil de Londrina, cidade que está no plano de expansão da Companhia, visando uma economia para o sistema de transporte coletivo, a redução de emissões de poluentes e uma atividade cada vez mais sustentável”, afirmou.
Mais informações poderão ser lidas na próxima edição da revista AutoBus, on-line ainda neste mês de junho.
Imagens – Divulgação
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