As pesquisas e o desenvolvimento de ônibus com células a combustível pela montadora alemã Daimler Buses vêm de longe. No final da década de 1990, foi apresentado seu primeiro protótipo com essa tecnologia, mostrando que a fabricante já estava antenada com o conceito para ser aplicado nos sistemas de transporte coletivo.
Hoje, depois de muitos anos após seu primeiro veículo, a marca apresenta a nova versão do eCitaro, agora equipado com a tecnologia, tendo autonomia de 350 quilômetros. Sua configuração articulada é capaz de transportar 128 passageiros e representada uma oportunidade real ideal para que operadores do transporte urbano possam ter uma frota elétrica sem ter que realizar a recarga elétrica. O veículo está equipado com baterias NMC 3 de alto desempenho (392 kWh) e célula a combustível com uma potência de 60 kW.
O desenvolvimento desse novo ônibus é apoiado pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transportes, com um total de 3,3 milhões de euros, no âmbito do Programa Nacional de Inovação para a Tecnologia do Hidrogênio e das Células a Combustível (NOW).
Antes do início da produção em série, neste mês de junho, o eCitaro teve que passar por inúmeros testes de resistência e, também, funcionais. O foco estava na nova célula a combustível e no sistema de armazenamento de hidrogênio. Nesse quesito, os tanques de hidrogênio foram testados quanto à resistência ao fogo, ao impacto e à temperatura de acordo com a nova norma UN ECE R 134.
Ainda, segundo a montadora, tanto as baterias de lítio da nova geração NMC 3, quanto a célula a combustível, exigem temperaturas ideais para uma operação eficiente, que é de 25 graus Celsius e de 63 graus Celsius, respectivamente, de modo que o calor residual também pode ser usado de forma eficiente para aquecer o interior do veículo.
O mencionado modelo pode ser equipado com vários sistemas de segurança, como o freio eletropneumático (EBS), o controle antiderrapante (ASR) de série, o Sideguard Assist e o Preventive Brake Assist (PBA). O recurso Sideguard Assist apoia o motorista ao virar e mudar de faixa, detectando pedestres ou ciclistas na área de difícil visualização ao lado do ônibus, alertando-o.
Imagens – Divulgação
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