A Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), operadora do transporte coletivo da cidade catalã, ressaltou estar envolvida na luta contra as mudanças climáticas e pelo desenvolvimento sustentável por onde atua, investindo em uma frota de ônibus com emissão zero de poluentes, incorporando, para isso, mais veículos 100% elétricos, a baterias, como também aqueles equipados com células a combustível. Ainda, em sua estratégia ambiental, anunciou que irá explorar outras energias limpas, como o uso de biometano.
No caso do modelo com células a combustível, a transportadora tem oito unidades em operação, sendo que planeja adquirir mais 36 em 2024. O hidrogênio é o combustível utilizado como recurso energético para os ônibus. Ele é produzido por intermédio de um eletrolisador alimentado ao mesmo tempo por eletricidade, de origem 100% renovável. Tal aparelho recebe água, por um lado, e energia elétrica, por outro, esta última usada para quebrar a molécula de água (H₂O) e separar o oxigênio do hidrogênio. O oxigênio é liberado na atmosfera e o hidrogênio é comprimido, sendo acomodado nos tanques dos veículos. Com essa forma de produção, o hidrogênio passa a ser sustentável, não emitindo dióxido de carbono na atmosfera.
Nessa versão, o hidrogênio é o responsável por produzir energia elétrica que move os ônibus. Com apenas 7 kg de hidrogênio, eles podem ter autonomia para mais de 100 quilômetros de operação.
Em seu compromisso de sustentabilidade, a TMB tem feito um esforço significativo na aquisição de veículos para minimizar o impacto do transporte no meio ambiente, com um investimento de 475 milhões de euros nos últimos quatro anos para a renovação de sua frota.
A TMB também participa de um projeto piloto de economia circular, liderado pelo centro tecnológico Cetaqua, que em breve colocará em circulação um primeiro ônibus movido a biometano, combustível obtido a partir do esgoto. Espera-se que ele reduza a pegada de carbono em mais de 85%, graças à sua alta qualidade e natureza renovável, neutra em emissões.
Em 2024, com a chegada de 232 veículos 100% elétricos a baterias e 44 unidades com célula a combustível, a tração limpa permitirá à TMB reduzir a emissão de 4.785 toneladas de CO₂ e outras 22 toneladas de NOx por ano.
Imagens – TMB
0 comentários