Com um portfólio de sistemas de tração elétrica para veículos comerciais, com peso total permitido de até 20 toneladas, a fabricante ZF fechou parceria com a encarroçadora gaúcha Marcopolo para o fornecimento de fornecimento seriado de produtos para o primeiro ônibus elétrico da marca. O respectivo acordo é para atender o modelo Attivi Integral, lançado em 2021. Entre os produtos fornecidos estão o compressor exclusivo para veículos elétricos, E-comp, produzido em Hannover, Alemanha, e os amortecedores Air Spring, produzidos pela unidade industrial da ZF na Argentina.
Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, comentou que há perspectivas positivas de volume de fornecimento desses produtos, uma vez que algumas prefeituras ao redor do País têm adotado políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes, o que inclui a exigência ou incentivo à circulação de ônibus elétricos nas cidades. “A expectativa é que a produção voltada para o novo Attivi Integral supere 100 unidades/ano, o que é um bom resultado, considerando que a frota de ônibus elétricos ainda é pequena no País”, avaliou.
Em linhas gerais, componentes disponibilizados pela ZF trazem benefícios e vantagens, segundo informou a empresa. O E-comp é um equipamento que proporciona a utilização ideal do trem-de-força elétrico, favorecendo a emissão de um ar mais limpo, graças à menor circulação de óleo no sistema. Ele se desliga automaticamente para economizar energia quando o ar não é necessário, sendo que seu conjunto é formado por um compressor, motor elétrico e bomba de óleo.
O compressor de ar elétrico mantém o sistema de freio abastecido com ar comprimido para garantir uma frenagem eficiente e segura. Além disso, é responsável por manter a pressão adequada nos amortecedores pneumáticos, para que seja possível ajustar a rigidez e altura da carroceria do ônibus, o que traz maior conforto aos passageiros.
Outra função a ser destacada com o E-comp é a alimentação de outros acessórios e dispositivos internos no Attivi Integral, como portas pneumáticas, elevadores para cadeiras de rodas, sistemas de ar-condicionado, sistemas de informação aos passageiros, entre outros acessórios que necessitam de ar comprimido para funcionar. “Em resumo, o compressor de ar elétrico desempenha um papel fundamental no sistema de freio, suspensão e operação dos acessórios internos de um ônibus elétrico, garantindo segurança, conforto e o funcionamento adequado do veículo”, explicou Silvio Furtado.
Já os amortecedores Air Spring, conseguem ler mecanicamente o tipo de estrada que o veículo está percorrendo e, assim, oferece maior estabilidade e segurança para o veículo. Eles são aplicados entre o chassi e a cabine e, também, entre o chassi e os eixos.
Imagem – Divulgação
0 comentários