Chassis Euro VI Volksbus agradam o mercado

Eficiência e economia de combustível são dois fatores positivos proporcionados pela nova linha de chassis

Numa conversa exclusiva com Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da Volkswagen CO, foi possível saber que os avanços introduzidos nos novos chassis Euro VI Volksbus trazem importantes aspectos que beneficiam o transportador/cliente, bem como a operação. De acordo com ele, a atual gama de chassis para ônibus evoluiu muito se comparado com a geração Euro V da marca, em termos de tecnologia embarcada. “Não transformamos, apenas, nossa linha Euro V em Euro VI. Trouxemos, sim, pacotes tecnológicos que privilegiam o conforto, a eficiência, a segurança e a economia de combustível”, informou Carrer.

E os clientes estão, claramente, notando isso. O diretor da Volkswagen explicou que, após o período de reconhecimento e adaptação da tecnologia Euro VI, o que demandou alguns meses, o retorno tem sido positivo. “A experiência de dirigir um ônibus Euro VI da Volksbus confirma o conforto para passageiros e motoristas. Em termos de consumo de combustível, ele é cerca de 5% mais econômico em comparação com a geração passada. Estou convicto em dizer que nossos ônibus são os melhores do mercado”, ressaltou Carrer.

João Ávila, gerente da Transcorp, operadora de Ribeirão Preto, SP, disse que é notório que a tecnologia Euro VI Volksbus é mais eficiente energeticamente, gerando uma redução na emissão de poluentes na atmosfera assim como um melhor desempenho em relação às tecnologias anteriores. “Dessa forma, esperamos uma maior vida útil do motor e seus componentes, reduzindo, assim, os gastos com manutenção. Também já estamos vivenciando os resultados dessa eficiência, no que diz respeito ao consumo de combustível”, afirmou.

Chassis Euro VI da Transcorp apresentam resultados positivos em termos de economia de combustível

Apesar de não ter informado índice que mostra o quanto houve de economia no consumo de combustível, Ávila falou que a Transcorp está satisfeita com os chassis da marca. “Operamos em Ribeirão Preto, com uma população de aproximadamente 710.000 habitantes. Atuamos em linhas diametrais, radiais, alimentadoras e circulares. Nesse momento, o município passa por uma fase de modernização no seu sistema de transporte coletivo, onde estão sendo implantados corredores exclusivos para os ônibus e que serão operados por essa nova frota Euro VI, em linhas troncais”, adiantou.

E a preferência pela linha Volksbus? “A Volkswagen evoluiu muito nos últimos anos em relação aos seus produtos da linha pesada. A parceria do grupo Weipar, controladora da Transcorp, com a marca só se reforça. Exemplo disso foi a mais recente renovação, com a aquisição de 76 novos chassis dos modelos 15.190 e 17-230. Seguimos um cronograma rígido de manutenções preventivas, conforme as recomendações de fábrica. Por isso, o sucesso com os veículos”, observou Ávila.

Novo modelo rodoviário

A Volkswagen CO, também, anunciou o seu modelo rodoviário desenvolvido para mercados de entrada, aqueles em que usam veículos para linhas de curtas distâncias e em serviços de fretamento. O 18.320 é um produto que vem para conquistar os operadores por meio de diversos aspectos – suspensão a ar integral, transmissão automática e eficiência operacional. “Queremos brigar com mais força nesse segmento junto à uma operação diversificada que pede um veículo 4×2. Embora no Brasil haja uma grande demanda por ônibus de maior porte, há um setor considerado que necessita de um veículo de entrada. Por isso, estamos atentos nisso”, informou Jorge Carrer.

O respectivo modelo tem motor MAN D0836, com 315 cv de potência e transmissão automática com oito marchas.

E por que não ter um modelo de maior porte em sua gama de chassis? O executivo respondeu que é preciso de um grande investimento para se produzir veículos 6×2 e até 8×2 para o segmento rodoviário. “Isso está em nossos planos futuros, porém, neste momento, queremos explorar um mercado ajustado à nossa estratégia comercial. Também, temos concorrentes expressivos que estão estabelecidos há décadas e que têm modelos de chassis de maior porte”, observou.

Em termos de transporte urbano, Carrer disse que a linha de chassis Euro VI está completa, após ter a modernização do modelo de maior porte, o 22.280 (6×2), para carroçarias com 15 metros de comprimento. “Já temos os primeiros pedidos para esse tipo de veículo e, até maio, serão entregues, para várias cidades brasileiras, 100 unidades”, adiantou.

Jorge Carrer

Quanto a eletrificação no transporte urbano, o diretor da Volkswagen CO observou que a fabricante está em fase final de desenvolvimento de seu chassi, adequado ao mercado brasileiro, seguindo o seu plano estratégico que ressalta uma preparação expressiva para atender o mercado e os operadores, por intermédio de uma rede de concessionários treinada e preparada para o contexto. “Estamos trabalhando, sem atropelos, para lançar nosso produto neste ano. Isso exige tempo, recursos e pessoas dedicadas com o projeto. Mesmo tendo experiência com o desenvolvimento do caminhão elétrico, estamos muito atentos para apresentar um chassi com tração elétrica ajustado para o transporte local”, explicou Carrer.

22.280 – chassi de maior porte da linha Volksbus

Quanto ao mercado e os seus negócios em 2023, o executivo disse que os volumes licenciados foram o esperado, destacando o primeiro semestre com entregas de veículos, ainda Euro V, e no segundo período a chegada da tecnologia Euro VI, sendo que o ano todo houve, sim, a retomada dos negócios. “No geral, foram emplacados 20.503 chassis, sendo 4.490 da Volkswagen, com 22% de participação. Quanto a 2024, temos objetivos maiores, com os volumes relacionados ao programa Caminho da Escola e a renovação das frotas urbanas. Queremos reconquistar uma participação de 30% de mercado”, ressaltou. Do total licenciado em 2023, pouco mais de 30% foram modelos com a tecnologia Euro VI.

Imagens – Divulgação

 

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