A ilha de Hong Kong é um dos centros turísticos, industriais, financeiros e comerciais mais importantes do mundo. E o transporte da cidade é um cliente tradicional da marca brasileira Marcopolo, sendo que, desde 2012, a fabricante fornece seus produtos a ele, principalmente da família Audace. São quase 700 unidades comercializadas para esse mercado.
De acordo com a Marcopolo, o portfólio de produtos passou por atualizações e, atualmente, são oferecidos ao mercado seis opções de marcas de chassis diferentes, tanto com europeias, bem como com chinesas. “A fábrica da China está apta para a produção seriada de diversas soluções desenvolvidas pela Marcopolo e isso é possível graças aos investimentos contínuos que realizamos em inovação e tecnologia, tanto no país como nas demais operações da companhia”, afirma José Luis Moraes Goes, diretor de operações internacionais e comercial mercado externo da Marcopolo.
Em sua unidade chinesa, a empresa desenvolveu Audace Fuel Cell, com célula de combustível de hidrogênio, apresentado em 2023 na Busworld Europe (produto conhecido pela revista AutoBus durante a feira), e considerado um case de inovação da companhia. O trabalho foi desenvolvido em cooperação com a Allenbus, responsável pelo sistema de integração, e a Sinosynergy, desenvolvedora do sistema fuel cell.
Hans Jorg Ehlers, diretor-geral da Marcopolo China, disse que os modelos comerciais com propulsão a hidrogênio são considerados alternativas sustentáveis em um mundo em que o processo de descarbonização está cada vez mais evidente em todos os setores. “A China é um mercado que investe em tecnologias desta natureza e tem uma frota de mais de 20 mil veículos comerciais em operação, o que demostra o vasto campo de oportunidades que temos pela frente”, ressaltou ele.
O mercado internacional é estratégico para a Marcopolo, visando seu fortalecimento comercial, além de ser oportunidade de expansão das exportações para o Oriente Médio, África, Austrália, Filipinas e Nova Zelândia. Segundo a empresa, os investimentos em parcerias com fabricantes locais, como na África Oriental, onde ela colabora com um fabricante de carrocerias da região e fornece kits CKD (Completely Knocked Down; em português, veículo desmontado) para montagem local, a fim de superar a barreira dos direitos de importação, e na Austrália, com suas três plantas, em Melbourne, Brisbane e Perth, expressam seu modelo de negócio.
Imagens – Divulgação
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