Na IAA, a inovação da Marcopolo

O transporte de passageiros com novidades em termos de tração limpa

Não é por acaso que a encarroçadora gaúcha e brasileira Marcopolo está num patamar bem elevado, em relação ao mercado mundial, no tocante a desenvolvimento e produção de ônibus. Seus produtos se destacam pela qualidade adotada quanto a design, estrutura, flexibilidade e durabilidade. Além disso, a marca tem investido em projetos que visam dotar os ônibus com novos modelos de tração, mais limpos, com tecnologia de última geração.

O mais recente exemplo nesse contexto é o primeiro ônibus rodoviário desenvolvido por ela e suas parceiras chinesas, equipado com as células a combustível. O veículo tem carroçaria Audace 1050, produzida em sua unidade na China, a tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, da empresa Sinosynergy e o chassi da fabricante Feichi Bus/Allenbus. As empresas já produziram dois veículos protótipos, sendo que um será exposto na IAA 2022. O segundo veículo está na China, passando por testes para a sua homologação.

Células a combustível abastecidas com hidrogênio geram eletricidade, este o combustível que movimenta o ônibus, que possui o motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, além de duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de Hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro).

Segundo a Marcopolo, o Audace tem PBT de 19 mil kg, 12 metros de comprimento, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. Outro detalhe é que, além da tecnologia com as células a combustível, o modelo também poderá ser produzido com a tração 100% elétrica por meio de baterias de CATL, LiFeO, (Lítio Ferro) de 423 kwh, com 12 packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas.

Imagens – Divulgação Marcopolo

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