Novos ônibus na região metropolitana de Curitiba

Entre os veículos, 10 são multimodais, modelo exclusivo desenvolvido para a Amep, com portas dos dois lados, para o embarque e desembarque tanto nas plataformas das estações tubo e dos terminais

Por Osvaldo Born

Há poucos dias, aconteceu a apresentação de 100 novos ônibus para o transporte da região metropolitana de Curitiba (PR). Promovido pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) – órgão que recentemente substituiu a COMEC no gerenciamento do transporte metropolitano -, o evento teve a presença do governador Carlos Ratinho Junior e outras autoridades prestigiando a chegada da nova frota. Os veículos foram adquiridos pelas empresas operadoras do sistema metropolitano, com investimento de R$ 64,7 milhões.

Ratinho Junior destacou que a renovação da frota faz parte de uma série de melhorias no transporte público metropolitano, que inclui a construção dos terminais de São José dos Pinhais e Piraquara e obras de infraestrutura para dar mais agilidade no deslocamento.

Entre os veículos, 10 são multimodais, modelo exclusivo desenvolvido para a Amep, com portas dos dois lados, para o embarque e desembarque tanto nas plataformas das estações tubo e dos terminais, como nos pontos de ônibus comuns. Outros 10 são do modelo articulado e 80 são convencionais. Os veículos vão atender 13 dos 19 municípios que formam a Rede Integrada de Transporte (RIT) e equivalem a cerca de 12% da frota atual.

O transporte na região também conta com novos ônibus articulados

Eles serão destinados aos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Colombo, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo Largo, Piraquara e Pinhais. A RIT conta, atualmente, com 206 linhas e atende uma média 10 milhões de passageiros por mês. Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Araucária TC, Viação do Sul, Viação Tamandaré, Viação Antonina, Viação Colombo, Santo Ângelo, Viação Nobel, Viação Castelo Branco, Empresa de Ônibus Campo Largo, Viação Piraquara e Expresso Azul.

Em breve, o sistema da região metropolitana passará por uma licitação da operação e as empresas interessadas no edital tem renovado e preparado a frota para participação no certame.

Mascarello e Iveco ganham espaço

É visível o crescimento de duas marcas entre os novos veículos. Enquanto a Iveco entrega vários chassis e divide a fatia com Mercedes Benz e Volvo, a Mascarello cresce com a entrega de diversos modelos de carrocerias, como articulado, articulado linha direta, multimodal e convencionais, mostrando a versatilidade da montadora em atender as exigências quanto a especificação definida pela Amep para os urbanos da região.

Imagens – Osvaldo Born

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *