Parceria para a eletrificação

Além dos testes, a parceria visa inicialmente a adoção da plataforma de gestão de eficiência energética da Zenobe para os veículos elétricos Marcopolo Attivi no Brasil, América Latina e América do Norte a partir de 2023

Visando aumentar sua participação no mercado de ônibus elétrico, a encarroçadora gaúcha Marcopolo fechou uma parceria com a empresa Zenobē, especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias. A meta da fabricante brasileira é utilizar a experiência global da companhia, que tem sede no Reino Unido, para promover a eletrificação de frotas e software de carregamento inteligente ao transporte público.

A Zenobē tem operações na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Estados Unidos e trabalhará com a Marcopolo para oferecer sua expertise em carregamento de veículos elétricos e eletrificação de frotas. Isso inclui testar soluções de carregamento inteligente para apoiar o lançamento do Attivi, o novo modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo no Brasil, América Latina e América do Norte. “Desenvolver soluções completas e avançadas para eletrificação de ônibus faz parte da nossa estratégia ESG, por isso temos investido em projetos e parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas, nos últimos anos, para contribuir com a redução das emissões de CO2 no transporte”, comentou João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

O modelo de negócios proposto pela Zenobē visa impulsionar a adoção de veículos elétricos e reduzir as emissões dos setores de transporte e logística. Segundo informou, seu serviço ETaaS (Electric Transport-as-a-Service – Transporte Elétrico como Serviço) fornece uma solução completa por uma taxa mensal para operadores de frotas e autoridades locais, por projetos de longo prazo, incluindo infraestrutura de carregamento, substituição de bateria e gerenciamento e monitoramento de eficiência energética, além dos próprios veículos.

Ela também atua de forma inovadora, oferecendo a solução de bateria de segunda vida, reaproveitando baterias de VEs (veículos elétricos) após sua primeira utilização, fornecendo soluções de energia incremental, além dos ônibus, para grandes empresas e indústrias de cinema e eventos. “A celebração deste acordo permitirá à Marcopolo aproveitar a experiência da Zenobē na propriedade e operação de veículos elétricos e usar nosso software de carregamento inteligente para apoiar o desenvolvimento de seus novos modelos de veículos elétricos. Estamos entusiasmados em trazer nosso software e experiência para novos mercados e apoiar a Marcopolo, uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, para atender à crescente demanda global por veículos de emissão zero”, disse Steven Meersman, cofundador e diretor da Zenobē.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *