Fazendo uma análise superficial entre os mercados brasileiro e europeu de ônibus rodoviário, constataremos muitas diferenças, a começar pela tecnologia veicular, com suas variações e configurações particulares. Enquanto, no Brasil, utiliza-se o chassi e a carroçaria para o conjunto ônibus, no transporte europeu as versões são integrais ou sejam, com chassi e carroçaria numa peça só.
O acabamento interno é outro aspecto que pode ser definido como próprios para cada região. Se, por aqui, o conforto interno é determinante, com poltronas que reclinam até serem comparadas como uma cama, layout diferenciado e materiais de acabamento de última geração, lá, no Velho Continente, os padrões seguem um tipo de configuração caprichada, aprimorada, mas com poltronas que não são tão atrativas em termos de conforto.
Na mais recente edição da Busworld, a fabricante brasileira Marcopolo esteve presente de modo bem chamativo com o seu modelo rodoviário Paradiso 1800 DD G8, a última palavra em termos de ônibus estradeiro. A carroçaria, sobre chassi Scania K 500C B6x2*4NI Euro VI, com motor Scania DC13, de 13 litros, 500 cv de potência e transmissão Opticruise, causou furor na mostra belga. Isso tudo por conta das poltronas leito, com monitores individuais e entradas USB (tipo A e C), além de sistema massageador, dois banheiros e outros detalhes, como iluminação interna do salão de passageiros do piso superior em LED Biolighting, sistema de áudio e vídeo com DVD e conexão de internet Wi-Fi. O veículo também tinha três geladeiras (uma unidade de 8 litros de capacidade para o motorista, uma no piso inferior com 20 litros e outra no piso superior de até 70 litros), além de bebedouro e espaço para o transporte de pets.
No item segurança, estava equipado com sistemas passivos e ativos, como ADAS AEB, LDW e ACC, telemetria e faróis em Full LED. “O Paradiso G8 1800 DD é o rodoviário mais sofisticado produzido pela Marcopolo, com grande sucesso e aceitação no Brasil e no exterior. O veículo participou da eleição de Melhor Ônibus Rodoviário da Busworld 2023 e o júri independente destacou como diferenciais do modelo o conforto e tecnologia de reclinação das poltronas, os controles individuais de áudio, o tamanho e a sinalização dos sanitários e o conforto oferecido na cabine do motorista”, disse Luciano Resner, diretor de Operações Industriais e Engenharia da Marcopolo.
Quem visitou o ônibus, com certeza ficou de queixo caído, pela primazia do desenvolvimento. Isso prova que o Brasil não é somente um mero comprador de tecnologia, mas um desenvolvedor de soluções que contemplam o melhor do transporte de passageiros.
Imagens – Revista AutoBus
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