Durante a Busworld 2023, a Scania confirmou sua estratégia ambiental dentro de seus negócios ao tratar do tema da sustentabilidade ambiental no transporte por meio de conceitos próprios que atingem diversos nichos de operação. Assim, a fabricante é mais uma, dentre as muitas do setor de ônibus, com uma forte pegada rumo a descarbonização dos veículos.
Em Bruxelas, ela levou três opções de tecnologias capazes de promover a mobilidade limpa. Foram dois modelos de ônibus equipados com o motor de combustão interna, mas que podem reduzir as emissões poluentes – biodiesel e biogás/biometano liquefeito, sendo, esta última versão, a que chamou mais a atenção por ser uma opção viável para ampliar a possibilidade de operação para os transportadores rodoviários, que atuam em linhas de médias e longas rotas.
Seu veículo com motor a gás exposto na feira tinha 14,10 metros de comprimento (carroçaria i6s), motor OC13L, com 410 cv de potência e tanque para armazenamento de 730 litros de gás natural ou biometano liquefeito.
Para o mercado do transporte urbano, a marca do Grifo lançou a nova plataforma de ônibus elétricos, como parte das soluções completas de mobilidade que abrange veículos, serviços e sistemas. Sua configuração 4×2, com entrada baixa, tem baterias inovadoras oferecem uma alta capacidade de armazenamento energético de até 520 kWh, sendo que elas foram desenvolvidas especificamente para veículos comerciais pesados, permitindo uma autonomia em condições ideais de mais de 500 km. Seu motor tem 250 kW de potência.
O modelo de chassi elétrico exposto estava com carroçaria da marca espanhola Castrosua. Segundo a Scania, ele estará disponível com dois tipos de desempenho operacional, sendo uma variante com quatro baterias e capacidade instalada de 416 kWh e outra com cinco baterias e capacidade de 520 kWh. Em condições ideais, isso equivale a um alcance de mais de 400 km e 500 km, respectivamente.
André Rodrigues de Oliveira, chefe de Vendas e Marketing da Scania Latin America, esteve na feira e conversou um pouco com a revista AutoBus. Segundo ele, o futuro da tração dos ônibus é eclético, com soluções e trações adequadas para cada tipo de segmento. “Acreditamos nestas três versões de propulsão que mostramos na Busworld, tendo um portfólio que atende as necessidades do mercado. No caso da eletricidade, o veículo apresentado chega para confirmar a estratégia de sustentabilidade da nossa empresa. Em termos de configuração, o modelo BEV 3.0, a terceira geração de nosso veículo, que será global, tem motor elétrico central, transmissão com duas marchas e baterias desenvolvidas por nós”, explicou.
Da Europa para outros continentes. O novo chassi será comercializado em países fora do continente europeu, sendo que o Brasil e a América Latina estão no radar da Scania para futuros negócios. “Estamos sempre trabalhando para oferecer os melhores veículos, principalmente agora com a eletrificação dos sistemas de transporte, quando apresentamos a mais alta tecnologia visando uma operação eficiente”, comentou André.
Quanto ao modelo rodoviário com o biometano liquefeito, o executivo destacou que o produto se diferencia das versões da concorrência por ter uma série de aspectos técnicos e de desempenho que se revelam com vantagens na operação, autonomia e redução das emissões poluentes. “Vemos que há muitos operadores rodoviários interessados em ter veículos com tração mais limpa, dentro da pegada do conceito de ESG. Com esse projeto que usa um motor que pode ser abastecido por biometano, entendemos ter uma solução viável, que pode ser aplicada imediatamente, em condições reais de operação, com maior autonomia e menor emissão de poluentes”, afirmou André.
A tecnologia da propulsão com biometano liquefeito, também poderá ser ofertada no Brasil, dependendo do interesse do mercado.
Imagens – Revista AutoBus
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