Entre os dias 25 e 28 de setembro passado, a revista AutoBus esteve na Alemanha, a convite da Mercedes-Benz, para conhecer a linha de produção de ônibus da marca que está sob o seu guarda-chuva, a Setra, bem como o lado cultural desse símbolo em transporte, por meio de seu museu particular. Ainda tivemos a oportunidade de participar do último dia da feira IAA, principal mostra mundial de veículos comerciais que aconteceu na cidade de Hanover.
A visita foi muito especial, pois foi uma oportunidade bem interessante para se conhecer o investimento contínuo da montadora no sentido de se alcançar um modelo de transporte pautado na modernidade com tecnologias que visam a sustentabilidade ambiental, a eletromobilidade, o conforto e a segurança de passageiros, condutores e também de pedestres, para os veículos de aplicação urbana e também rodoviária.
Além disso, poder ficar mais próximo da história da Mercedes-Benz em sua linha do tempo que representa toda a evolução, desde 1895, no caso do ônibus, até os dias atuais, passando por muita transformação em conceitos, teve um caráter de aprendizado em função do que a marca imprimiu no mercado em relação ao desenvolvimento de um expressivo número de veículos com seus diversos modelos e variadas configurações.
Foi na IAA que a fabricante alemã, atenta aos novos modelos e sistemas de transporte que buscam maior rentabilidade e uma mobilidade eficiente, apresentou novos desenvolvimentos, como o eCitaro, ônibus urbano totalmente elétrico, a versão com tração híbrida do Citaro, o modelo Setra TopClass S531 DT, com novos padrões em sua categoria, além de possuir um design bem chamativo, se destacando como solução ideal quanto à aerodinâmica e à eficiência no consumo de combustível e o modelo piso alto Tourismo, sucessor primoroso do campeão de vendas da categoria na Europa. A eficiência econômica, conforto de viagem e segurança superior são algumas das particularidades presentes no ônibus.
A cobertura completa sobre essa viagem estará na edição de outubro da revista AutoBus.
Imagens – Revista AutoBus
0 comentários