O propósito é claro: crescer ainda mais e continuar a liderar os negócios de ônibus pelo mundo. Assim a Daimler Buses revelou seus objetivos para até 2030. Além disso, ela quer obter um retorno ajustado sobre vendas de 9% até o final desta década, entendendo que condições favoráveis de mercado venham a ocorrer. Contudo, planeja atingir 8% já em 2025.
Dentre as suas metas, a lucratividade deve se manter em alta, mesmo em condições aquém das ideais. Outro detalhe é que a fabricante planeja meios adequados para que ocorram investimentos necessários relativos à transformação de conceitos e para reforçar sua competitividade no longo prazo.
De acordo com Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, juntamente com a expansão consistente de seu portfólio de ônibus elétricos, a Daimler Buses planeja alinhar ainda mais sua oferta de serviços às novas necessidades dos clientes, pretendendo, também, impulsionar a digitalização de produtos e processos a fim de criar maior valor agregado aos clientes, com aumento da eficiência da empresa. “A transformação de nossa indústria está em pleno andamento e a demanda por meios de transporte ecológicos aumenta continuamente. Podemos tornar o mundo mais sustentável com nossos ônibus livres de emissões locais e de CO2 e assim dar uma significativa contribuição para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Estamos firmemente convencidos de que esta é a ‘década do ônibus’. Pretendemos fazer o melhor possível para aproveitar ao máximo as oportunidades que se abrem e, a partir de uma posição forte, deixar nossa marca na transformação com produtos e serviços inigualáveis”, ressaltou o executivo.
Para a marca, a mobilidade urbana realizada com o transporte coletivo terá um efeito muito positivo nos próximos anos. Além da rapidez do fluxo operacional e das viagens, a sustentabilidade ambiental acompanhará as tendências de uma nova realidade. Nesse contexto, veículos livres de emissões poluentes, certamente, estarão na pauta do planejamento urbano. A União Europeia, por exemplo, estabeleceu especificações no início deste ano – a partir de 2030, no mínimo 90% de todas as compras de novos ônibus urbanos serão de modelos com tração limpa, a partir de 2030. E, ainda, a partir de 2030, os planos são de que os ônibus rodoviários passem a emitir 45% menos CO2.
Como é sabido, a unidade brasileira da Daimler Buses já tem em seu portfólio o chassi com tração elétrica, reafirmando esse compromisso da empresa alemã sobre o assunto da sustentabilidade em três pilares – social, ambiental e governança. O modelo eO500U já está disponível no mercado para ser operado em cidades que buscam transformar seus sistemas de transporte coletivo com uma pegada muito interessante de baixo carbono.
Till Oberwörder, durante o evento Driving Experience 2024, no qual a revista AutoBus esteve presente, em Madri, Espanha, foi enfático em dizer que a Daimler Buses busca consistentemente um roteiro claro em todos os segmentos para a eletrificação, sendo que os ônibus urbanos movidos a baterias já são produzidos em série desde 2018 e que os modelos elétricos intermunicipais deverão seguir essa tendência a partir de meados desta década até 2030. “Ela também pretende gerar uma significativa contribuição para a rentabilidade da empresa por meio do desenvolvimento do produto. Para esta finalidade, os planos futuros preveem que os ônibus compartilhem cada vez mais a transmissão elétrica, componentes e tecnologias, sempre que possível, com caminhões elétricos do Grupo Daimler Truck”, observou.
A Daimler Buses anunciará mais novidades sobre sua estratégia de eletrificação no seu futuro evento “eMobility Days”, que acontecerá no final do ano de 2024. “Nossa empresa pretende intensificar ainda mais os negócios de sua subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH relacionados aos sistemas elétricos que venham todos de uma única fonte. Os operadores de frotas elétricas solicitam cada vez mais pacotes completos de soluções. Ao unir forças com a Daimler Buses e outros parceiros, a Daimler Buses Solutions GmbH consegue fornecer toda a infraestrutura eletrônica necessária para as garagens”, destacou Till.
Um exemplo de sua subsidiária nesse contexto é a construção de 41 estações de recarga de baterias, com um total de 122 pontos na garagem de ônibus de um operador de transporte público de Haia, na Holanda. Outro detalhe é a expansão de seu portfólio para incluir infraestrutura de hidrogênio para as necessidades que deverão surgir no futuro.
Também, em termos de mercado, a Daimler Buses pretende desenvolver ainda mais os pontos fortes dos serviços tradicionais, tanto para veículos elétricos quanto convencionais. “Esses serviços incluem, por exemplo, uma densa rede de oficinas para garantir a reparação rápida de veículos que tenham estado envolvidos num acidente ou tenham sido avariados. Para isso, a empresa continua a contar com pontos de atendimento próprios em toda a Europa. Os planos visam aumentar ainda mais a disponibilidade de peças de reposição com a ajuda de métodos de impressão 3D”, comentou Till.
Os serviços digitais são outro aspecto a ganhar importância na Daimler. Para isso, ferramentas de análise de última geração e inteligência artificial serão adotadas, visando o melhor apoio possível aos clientes no processo de pós-venda, envolvendo a digitalização completa de todos os ônibus que serão produzidos no futuro, permitindo identificar mais rapidamente peças desgastadas ou, em caso de avaria, as peças de reposição.
Imagens – Divulgação e Revista AutoBus
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