Por Mauro Herszkowicz
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) desde a sua criação, em 2014, vem apoiando todas as ações do Movimento Maio Amarelo, propostas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
A condução segura nas vias urbanas e nas rodovias é o objetivo da campanha deste ano que tem como tema “Paz no trânsito começa por você”, levando todos a uma reflexão sobre como podemos contribuir para a redução dos acidentes, agindo com prudência na direção dos diversos tipos de veículos ou nas travessias, como pedestres.
Balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SP), no final do mês de abril passado, com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA SP), mostram que o número de mortes no trânsito em nosso estado cresceu 14,5% nos primeiros três meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.347 vidas perdidas em 2024 e 1.176 em 2023.
Os dados do INFOSIGA apontam, no entanto, uma redução das mortes envolvendo os ônibus do transporte de passageiros. Uma queda de 66,6% em março deste ano e de 33,3% no primeiro trimestre de 2024, enquanto cresceram os números de vítimas de acidentes com motos, carros, bicicletas e pedestres.
A segurança no transporte de passageiros é o compromisso da FETPESP ao promover, com o SEST-SENAT, ações que reduzam, significativamente, o número de acidentes envolvendo os ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários, em todo o Estado de São Paulo.
Temos acompanhado recentes noticiários de irresponsabilidades e imprudências no trânsito que ocasionaram vítimas fatais, numa clara demonstração de que são as nossas atitudes individuais e coletivas que podem contribuir para um maior cuidado no trânsito. Essa consciência é que move a FETPESP a engajar e unir esforços com seus nove sindicatos filiados, na defesa de que todos têm o direito de se locomoverem com segurança, priorizando a proteção da vida e cuidando da preservação da saúde e do meio ambiente.
Imagem – Divulgação
0 comentários