Objetivando reforçar o tema do transporte seguro em seus negócios, como também em todo o sistema, a WeSafety, nova start-up de tecnologia do Grupo Águia Branca, focada em soluções de segurança viária, realizou, juntamente com a Viação Águia Branca, um evento híbrido focado em dois dos maiores desafios para condutores: sono e comportamento humano.
O encontro aconteceu há poucos dias, no Centro de Memória Águia Branca e está inserido no programa Maio Amarelo, movimento de conscientização contra o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Com o tema “A Paz no trânsito começa por você”, a programação incluiu palestras da presidente da ABRAPSIT – Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego -, Patrícia Sandri e do Dr. Sérgio Barros, Coordenador do Programa Medicina do Sono da Viação Águia Branca, iniciado há 26 anos.
André Cerqueira, superintendente da WeSafety, destacou que o assunto da segurança é fundamental para que o transporte não prejudique a saúde das pessoas. De acordo com ele, o programa Maio Amarelo está no Brasil há 11 anos, buscando sensibilizar a sociedade quanto a pandemia que são os sinistros de trânsito. “Precisamos refletir sobre sermos referência nas Paralimpíadas. Há um grande mérito nisso, mas, o que está por trás disso, porque estamos fabricando tantos cadeirantes e amputados, paralisando os diversos sonhos dos brasileiros? O Brasil tem, aproximadamente, 35 mil mortes no trânsito, todos os anos. São mais de 200 mil lesionados permanentemente e são gastos, cerca de R$ 55 bilhões com os sinistros de trânsito. Com a WeSafety queremos mudar esse quadro”, explicou o executivo.
Com um ano de atuação, a WeSafety é uma plataforma de solução para predição de riscos na gestão da segurança e produtividade para excelência operacional. Para isso, ela tem a meta de promover a mobilidade segura, desenvolvendo as melhores práticas com tecnologia, inovação, atendimento a requisitos na busca para elevada satisfação do cliente e melhoria contínua do sistema de gestão e dos resultados do nosso negócio.
Um dado interessante – 60% dos sinistros de trânsito, segundo a última pesquisa da Abramet, têm relação com fadiga e sono. “O comportamento das pessoas depende muito do sono e elas não valorizam isso. Só se dão conta disso quando apresentam problemas, como o do esquecimento, por exemplo. Assim surgem as “dívidas” do sono, resultado negativo da não-realização do ritual do sono, uma ordem que deve ser seguida para contemplar a qualidade de vida das pessoas”, observou o Dr. Sérgio Barros.
Ele, ainda, comentou que o Maio Amarelo tem um papel extremamente importante, sendo uma data de sensibilização que é utilizada para criar oportunidades de refletir e discutir sobre a segurança viária. “O evento promovido pela WeSatefy e a Viação Águia Branca foi uma grande oportunidade de prevenção e conscientização sobre as mudanças necessárias para garantir a paz no trânsito”, concluiu.
Imagem – Divulgação
0 comentários