No transporte rodoviário, o incentivo ao gás

Além do transporte urbano, a opção por biocombustíveis no transporte rodoviário já é uma realidade na Scania para o mercado europeu

Conhecida por sua ampla gama de opções de trem de força de baixo carbono, a Scania passou a oferecer, ao mercado europeu, o seu modelo de ônibus rodoviário Touring equipado com motor que pode ser movimentado com gás natural e biometano (GNL e LBG), ambos liquefeito. Com isso, a marca reforça seu compromisso para uma solução circular e economicamente viável, visando o transporte sustentável de longa distância.

De acordo com a fabricante sueca, sua nova variante de propulsor tem 13 litros, com 410 cv (302 kW) e 2.000 Nm, além de uma eficiência que permite aos operadores reduzirem seus custos com combustível. Com a opção de tanque padrão é possível alcançar uma autonomia de mais de 1.000 km.

Carl-Johan Lööf, chefe de gerenciamento de produtos de soluções de transporte de pessoas da Scania, comentou que essa nova opção de motores LBG/GNL do Scania Touring é uma excelente opção para operadores de ônibus de longas distâncias que desejam se tornar mais sustentáveis, sem um investimento maciço ou impacto negativo nas operações. “Este produto oferece potência, torque e alcance equivalentes aos de um ônibus movido a diesel, ao mesmo tempo em que reduz os níveis de ruído e oferece custos operacionais mais baixos. Se você adicionar os benefícios de sustentabilidade do uso do biogás, é uma solução verdadeiramente excepcional”, ressaltou.

Segundo a montadora, nos últimos anos, os desenvolvimentos tecnológicos permitiram que o gás natural ou biometano fossem resfriados e transformados em líquido, tornando-os uma solução mais viável para veículos comerciais pesados que operam rotas de longa distância.

A nova opção de trem de força a gás para o Scania Touring se soma ao portfólio atual da Scania para o segmento de longa distância, que inclui a oferta de chassis para o encarroçamento de parceiros externos, como a marca Beulas DD LBG/LNG, bem como o modelo Irizar i6S Efficient LBG/LNG, que foi apresentado na Busworld no ano passado.

Imagem – Divulgação

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