Os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e Ensino Médio da Escola Estadual Padre José dos Santos e do Colégio Pomares, ambos da cidade paulista de Campinas, experimentaram um dia de vivências ecológicas com o objetivo de sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade e disseminar comportamento positivos frente às questões ambientais em seu dia a dia.
A criançada realizou o plantio de mudas de espécies nativas, em uma atividade de educação ambiental que aconteceu no viveiro da ONG Jaguatibaia, localizado em Jaguariúna (SP). No dia da experiência, as crianças aprenderam todo o processo de cultivo, desde o preparo da semente até o crescimento da árvore. A atividade foi finalizada com o plantio simbólico em uma área de reflorestamento.
O reflorestamento utiliza mudas de 30 espécies, que são produzidas em viveiro específico e que abastecem o projeto Passagem Verde, uma parceria da start-up Neutraliza Carbon, com a campanha Busão Legal. O projeto permite que os passageiros compensem o carbono liberado em suas viagens a partir da aquisição de cotas verdes, revertidas no reflorestamento em um espaço de 100 mil metros quadrados na região da Mata Atlântica de Campinas. A cada 20 cotas, uma muda é plantada e pode ser monitorada pelo doador.
Antonio Laskos, diretor-executivo do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), comentou que a colaboração entre passageiros e empresas em iniciativas, como o Passagem Verde, contribuem para minimizar as mudanças climáticas. “A participação ativa dos usuários e o financiamento do setor privado aceleram a compensação de carbono e promovem mais benefícios para a sociedade”.
Já Damáris Padilha, engenheira ambiental da Neutraliza Carbon, observou que a educação ambiental é a chave para um futuro mais sustentável. “Por meio da conscientização e do conhecimento, podemos capacitar indivíduos e comunidades a adotarem práticas mais sustentáveis, preservando nossos recursos naturais e garantindo um ambiente saudável para as próximas gerações. Esse é um investimento fundamental para o nosso planeta”, ressaltou.
Imagem – Divulgação
0 comentários