A gama de micro-ônibus produzida pela fabricante gaúcha Marcopolo pode ser equipada com transmissão automática para aqueles veículos que têm a missão de transportar a criançada rumo às escolas.
Para todos os veículos da marca, o modelo de transmissão automática leva o nome da Allison, T2100xFE., para veículos com PBT de até 11,8 toneladas, 270 cv de potência e 780 Nm de torque. Segundo a Volare, a tecnologia garante mais comodidade para o motorista, evitando de 2.000 a 3.500 trocas de marcha por dia, e mais conforto para os ocupantes, pois proporciona rodagem mais suave, reduzindo o desgaste físico, além de menor ruído no interior do veículo.
Sidnei Vargas, gerente-comercial da Volare, destacou que a transmissão automática proporciona importantes benefícios para o motorista, o passageiro e o operador, pois possibilita uma condução mais segura, confortável, com menos trancos, menos desgaste do condutor e menor necessidade de manutenção, porque não conta com embreagem, um dos itens de maior reparo em um micro-ônibus. “Estreitamos nosso relacionamento com o desenvolvimento de versões de veículos para o programa Caminho da Escola, no qual vamos fornecer até 320 unidades com caixa automática, desde modelos com tração 4×4, para uso no fora-de-estrada, até de piso baixo para aplicação urbana”, disse o executivo.
Segundo a Volare, ela é a única marca no mercado brasileiro a oferecer micros com transmissão automática. “Desenvolvemos um modelo automático há mais de 10 anos, mas com a inédita licitação do programa Caminho da Escola, reparamos que a demanda do mercado pelo produto é crescente”, disse Vargas.
E, para a fabricante, dentre os principais atributos da transmissão estão a ausência de embreagem (utiliza conversor de torque); a troca de marchas feita automaticamente, sem interrupção de torque; o melhor desempenho, independente da experiência/nível do condutor; e a facilidade de controle em baixa velocidade, mesmo em terrenos arenosos e de difícil acesso.
Imagens – Divulgação
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