O sistema de transporte rodoviário de passageiros teve um aumento de 30% na oferta de horários de ônibus interestaduais no mês de julho devido à alta demanda nas férias escolares, comparado à média dos primeiros seis meses do ano. Isso demanda a formação ou a contratação de profissionais dedicados na condução dos mais modernos ônibus.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), há um déficit de motoristas qualificados, um problema que vem se agravando devido à alta rotatividade dos profissionais. Letícia Pineschi, representante da entidade, comentou que muitos motoristas acabam migrando para outros ramos, como o setor de cargas, ou chegando em idade de aposentadoria. “Para atrair os profissionais que deixaram o rodoviário ou que têm interesse em ingressar pela primeira vez na área, precisamos oferecer não apenas vagas, mas também um ambiente de trabalho que seja atrativo e sustentável a longo prazo”, afirmou.
A Abrati destaca que para se candidatar a uma vaga de motorista, os processos seletivos variam de empresa para empresa. Como por exemplo, a gerente de Pessoas e Processos do Grupo Água Branca, Fernanda Peroba, disse que há duas etapas na candidatura nas empresas do grupo. “A primeira delas consiste em avaliação técnica, experiência e requisitos regulamentares da função. A segunda é baseada no treinamento prático e comportamental. A recomendação sempre é para que o candidato fique calmo e focado no processo de avaliação. Isso faz diferença na hora da escolha do melhor profissional”, observou.
Já Alessandro Souza, gerente de RH da Expresso Itamarati, reforçou que o grupo busca profissionais que, além do aspecto técnico, compartilhem valores ambientais e sociais em conformidade com a organização. “A empresa espera que cordialidade, integridade e comprometimento, valores que guiam a empresa, também façam parte do perfil do candidato”, disse. “A preocupação com a preservação ambiental e a valorização da diversidade e inclusão também são diferenciais para fortalecer a relação da empresa com o cliente”, ressaltou.
Para a Abrati, o candidato a motorista de ônibus rodoviário precisa, obrigatoriamente, ter carteira de trabalho e CNH nas categorias D ou E, sendo necessário, ainda, um curso de especialização, conforme a Resolução 789/2020, que pode ser feito gratuitamente por motoristas com cadastro ativo no SEST-SENAT, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Outro detalhe é que os profissionais contratados por empresas regulares realizam exames toxicológicos contínuos – obrigatórios por Lei – e têm toda a sua vida pregressa conferida, incluindo antecedentes criminais. Os condutores do transporte regular contam com padrões de treinamentos rigorosos para saber dirigir em situações adversas e reagir adequadamente a qualquer incidente.
Imagem – Reprodução
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