Com metas claras de descarbonização de sua frota, Colônia vem investindo em tecnologia alternativa ao diesel, com a operação de ônibus dotados de células a combustível. Recentemente, ela recebeu mais oito unidades articuladas produzidas pela marca polonesa, Solaris Bus & Coach, do modelo Urbino 18, que se juntam aos outros 46 em uso, com o mesmo tipo de tração. O contrato entre a RVK e a fabricante prevê 84 novos ônibus, sendo que a cidade terá a maior frota da Europa movida a hidrogênio.
Em relação aos ônibus recebidos há poucos dias, eles têm células a combustível de 100 kW e oito tanques para acomodação de 50 quilos de hidrogênio. Além disso, contam com soluções mais avançadas disponíveis em termos de equipamentos, como o sistema de ar-condicionado, com alta eficiência, recursos de monitoramento e informação aos passageiros, bem como numerosos sistemas de apoio ao trabalho do motorista.
De acordo com a Solaris, as principais vantagens dos ônibus a hidrogênio são uma operação com emissão zero, alta capacidade de passageiros, maior alcance em um único reabastecimento e menor tempo, do mesmo. Esses são parâmetros são cruciais para as operadoras, como a RVK, que atendem áreas urbanas, transportando grandes volumes de passageiros.
Imagem – Divulgação
0 comentários