Em defesa da memória do transporte

Preservar a sucessão de fatos ao longo do tempo de um segmento de grande importância para o Brasil é o mote de uma entidade que ressalta o compartilhamento do conhecimento

A história pode ser contada de diversas formas e em variados momentos. Ela nos traz o passado por meio de palavras e imagens, mostrando como foram os acontecimentos que estão envolvidos com a nossa evolução. Seja há pouco tempo ou mesmo na antiguidade, é pelas mãos da história que podemos recuperar e entender a formação da sociedade e dos conceitos envolvidos com a vida das pessoas.

Para a FuMTran – Fundação Memória do Transporte -, essa missão de preservar a memória, a história e a cultura do transporte brasileiro em todas as modalidades estão em seu DNA. E, por intermédio de seu museu virtual Memória do Transporte Brasileiro, ela encontrou um formato ágil e interativo de comunicação com a sociedade e uma forma eficiente para disseminar valores e preceitos da preservação e conservação dos registros históricos do setor do transporte.

Em linhas gerais, a entidade de cunho histórico tem a missão de registrar, organizar e compartilhar o vasto patrimônio histórico do transporte brasileiro, garantindo que as futuras gerações compreendam a importância desse setor para o desenvolvimento nacional. E, ao relembrar os passos dados ao longo do tempo, a FuMTran incentiva as discussões sobre os desafios e as oportunidades relacionadas ao segmento.

Ela se apresenta como uma guardiã do passado, uma fonte viva de conhecimento para aqueles que se interessam em compreender como foi a linha do tempo do transporte e quais foram as suas consequências. Trata-se da disposição de ressaltar o passado como base para ajudar a compreender o presente e projetar o futuro.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *