Eletrificação na agenda comercial

A Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida no Brasil seu centro de inteligência em eletromobilidade, localizado em sua fábrica de Resende (RJ), onde também fica o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca

Fabricante de chassis para ônibus, a marca Volkswagen CO destaca sua participação como player para a descarbonização do transporte sobre pneus ao criar o seu centro de eletromobilidade em Resende, sede da empresa, onde ela, também, aprofundou seus processos e complementou os testes atuais de validação dos modelos a diesel com novos procedimentos para agregar ainda mais segurança, robustez e confiabilidade ao produto final elétrico.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO, disse que como principais resultados dessa expertise, estão o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e agora com a apresentação do e-Volksbus, além de diversas pesquisas e soluções para viabilizar essa mobilidade sustentável, incluindo a mais recente anunciada para desenvolvimento de baterias a base de Nióbio. “Todo esse trabalho teve início em 2018, quando foi criado um time de engenharia dedicado a projetos de veículos elétricos. O desenvolvimento local de software é, também, uma das grandes viradas que acelerou a eletrificação de novos modelos. Mais de 70% das funções de controle do veículo são feitas internamente pelo próprio time da VWCO, o que possibilita também o contínuo aprimoramento com novas funções que agregam valor ao cliente”, explicou.

De acordo com a fabricante, a arquitetura modular flexível, uma solução patenteada por ela, possibilitou derivar o terceiro produto num curto espaço de tempo, que é o e-Volksbus, primeiro ônibus 100% elétrico da marca. No caso desse chassi, além de ser uma extensão da arquitetura, ele inaugura o conceito de uma plataforma base, validado para aplicações latino-americanas, com potencial de permitir um rápido desdobramento em novas variantes.

A Volkswagen CO afirmou que os veículos elétricos passam por essa extensa bateria de testes, em que a regra é garantir a operação nas mesmas condições dos movidos a diesel, sendo que o rigor é aplicado de forma igual a ambos para assegurar que o cliente sempre terá uma opção elétrica confiável e robusta, tal qual os já consagrados veículos a diesel da marca.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *