A iniciativa de se usar o biometano liquefeito é o resultado da estratégia de transformação da frota da FlixBus, ressaltando a operação de veículos com reduzidas emissões poluentes. Isso está sendo materializado com o sucesso de uma parceria estabelecida com a Shell, em novembro de 2022, para o desenvolvimento de combustíveis alternativos, e outra parceria de longo prazo com a Scania, já em setembro de 2023, para aprimorar o uso de bicombustível em viagens de ônibus.
Dos cinco veículos, três estão substituindo ônibus movidos a diesel, enquanto dois deles são novos na frota da FlixBus. Eles atuam na ligação entre as cidades de Amsterdã e Bruxelas, uma das cinco principais rotas da rede FlixBus na Europa.
Todos os ônibus têm chassi Scania K 410C B6x2*4NI, com carroçarias Irizar i6s. A motorização a gás usa o bloco de 13 litros e 410 cv de potência, sendo ela reconhecida por sua eficiência de combustível. De acordo com os idealizadores do projeto, os ônibus podem alcançar uma autonomia de, aproximadamente, 1.000 quilômetros e, operando com o biometano, a redução de CO2 pode ser de até 90% em comparação com um diesel normal.
Segundo explicações, o abastecimento será realizado em estações de GNL da Shell e o biocombustível é um gás liquefeito derivado de resíduos orgânicos. Atualmente, existem 11 estações de abastecimento de bioGNL nos Países Baixos, todas da marca Shell. Segundo ela, é a primeira empresa da Holanda a oferecer o BioGNL a todos os seus clientes, proporcionando redução das emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) em aproximadamente 30%.
O biometano liquefeito é resfriado a uma temperatura muito baixa, entre -120 ° C e -162 ° C. “É um novo passo significativo em nossa estratégia de transformação. Quero agradecer à Shell e à Scania, cuja implicação na promoção de combustíveis alternativos para veículos pesados é inigualável. Agradeço, ainda, aos parceiros de ônibus da Flix, cujo compromisso com o transporte sustentável é indiscutivelmente comprovado pelos esforços e investimentos. Esses cinco ônibus operarão em uma das rotas mais populares no mundo. Com isso, haverá uma redução anual substancial das emissões de CO2, representando ser uma mensagem forte sobre a implicação das empresas em tornar o transporte rodoviário mais sustentável”, destacou Pablo Pastega, VP Europa Ocidental da FlixBus.
Imagens – Divulgação
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