As operadoras Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade, todas do sistema curitibano de transporte coletivo, adquiriram 95 novos chassis para a renovação de suas respectivas frotas. E o modelo escolhido é feito na própria cidade de Curitiba. Trata-se do B320R, produzido pela Volvo Buses LA, e que após ser encarroçado, tem capacidade para transportar até 80 pessoas.
Os novos ônibus, com 13,20 metros de comprimento, terão carroçarias das marcas Caio e Marcopolo, sendo que deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.
Outro detalhe é que os veículos recém-adquiridos estarão em operação pelo sistema Ligeirinho, como são conhecidos os ônibus nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.
A Volvo ressalta que o seu B320R, com motor traseiro, é um chassi que proporciona grande conforto e tem baixo nível de ruído, contando com transmissão automática, permitindo trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas. Seu motor é o D8K Euro VI, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque.
Paulo Arabian, diretor-comercial da Volvo Buses no Brasil, destacou que a capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, disse.
Além dos ônibus Volvo, o sistema local terá, também, chassis articulados da marca Mercedes-Benz, totalizando 71 unidades, que receberão carroçarias Marcopolo e Caio. “É uma grande alegria fazer essa renovação de frota. Esses novos veículos já vêm com motorização Euro VI, ou seja, já vêm com os melhores padrões de eficiência e sustentabilidade, em linha com a redução de emissões e com o Acordo de Paris. Além disso, eles trazem mais conforto aos nossos passageiros”, disse Mauricio Gulin, presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba).
Imagem – Divulgação
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