Em casa de ferreiro, o espeto não é de pau

A máxima popular não se aplica ao transporte coletivo curitibano, que adquiriu ônibus Volvo, fabricante instalado na capital paranaense

As operadoras Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade, todas do sistema curitibano de transporte coletivo, adquiriram 95 novos chassis para a renovação de suas respectivas frotas. E o modelo escolhido é feito na própria cidade de Curitiba. Trata-se do B320R, produzido pela Volvo Buses LA, e que após ser encarroçado, tem capacidade para transportar até 80 pessoas.

Os novos ônibus, com 13,20 metros de comprimento, terão carroçarias das marcas Caio e Marcopolo, sendo que deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.

Outro detalhe é que os veículos recém-adquiridos estarão em operação pelo sistema Ligeirinho, como são conhecidos os ônibus nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.

A Volvo ressalta que o seu B320R, com motor traseiro, é um chassi que proporciona grande conforto e tem baixo nível de ruído, contando com transmissão automática, permitindo trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas. Seu motor é o D8K Euro VI, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque.

Paulo Arabian, diretor-comercial da Volvo Buses no Brasil, destacou que a capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, disse.

Além dos ônibus Volvo, o sistema local terá, também, chassis articulados da marca Mercedes-Benz, totalizando 71 unidades, que receberão carroçarias Marcopolo e Caio. “É uma grande alegria fazer essa renovação de frota. Esses novos veículos já vêm com motorização Euro VI, ou seja, já vêm com os melhores padrões de eficiência e sustentabilidade, em linha com a redução de emissões e com o Acordo de Paris. Além disso, eles trazem mais conforto aos nossos passageiros”, disse Mauricio Gulin, presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba).

Imagem – Divulgação

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