Descarbonização, o tema do momento

Transformar o transporte de passageiros ou de carga em modalidade livre das emissões tem sido a tônica para se alcançar uma mobilidade limpa

Durante o seu Congresso, realizado há poucos dias, a SAE BRASIL promoveu debates que contaram com a presença de autoridades, representantes do governo, CEOs de grandes empresas e indústrias, além de especialistas, que traçaram uma rota sobre ‘Competências para o futuro da Mobilidade Segura, Inteligente e Sustentável no Brasil’.

De acordo com a associação, as oportunidades para o Brasil liderar a transição energética nos transportes, inovações tecnológicas em desenvolvimento no setor e os desafios da eletrificação são muitas, sendo que durante o evento foram apresentadas as principais metas de descarbonização do País e do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB), uma iniciativa que reúne representantes de diferentes setores da cadeia de mobilidade e energia para promover a descarbonização viável e a nova indústria bioelétrica.

Para a SAE, o papel do agronegócio é fundamental, pois a crescente importância da bioenergia na transição energética global, com foco na visão do Brasil para o combustível do futuro, e os biocombustíveis como solução econômico-ambiental para veículos comerciais, também, merecem espaço na agenda de discussões.

Ônibus Marcopolo com células a combustível

A descarbonização e os desafios da eletrificação marcaram parte da agenda de debates do Congresso, trazendo luz para as oportunidades de produção de baterias no Brasil, consideradas fundamentais para a expansão da eletromobilidade. Ronaldo Bianchini, diretor-executivo da SAE BRASIL, celebrou o resultado do encontro, destacando que trouxe a importância da exploração de temas essenciais para a transformação da mobilidade no Brasil e como a indústria brasileira pode se adaptar e alavancar inovação, políticas públicas e novas tecnologias para impulsionar seu crescimento de forma sustentável e competitiva.

Já para Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Bosch América Latina e chairman do Congresso SAE BRASIL 2024, afirmou que esse foi um evento enriquecedor para o futuro do setor. “A transição energética e a descarbonização são temas cruciais que exigem nossa atenção e ação imediata. Ao reunir os principais nomes do mercado, conseguimos promover um diálogo produtivo, compartilhar experiências e soluções inovadoras que podem transformar o mercado. São em encontros como esse que conseguimos acelerar mudanças e unir forças em prol de um objetivo comum: uma mobilidade mais sustentável para todos”, ressaltou.

Micro-ônibus com tração híbrida (etanol-eletricidade) desenvolvido pela Volare

Imagens – Divulgação SAE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *