Hidrogênio em Madri

Com o completo ciclo de produção, compressão, armazenamento e distribuição de hidrogênio verde, a EMT Madri dá a largada para o primeiro sistema de abastecimento de seus ônibus na Europa

Com um investimento de 11,3 milhões de euros, cofinanciado com uma contribuição de 2,65 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi inaugurada, recentemente, a primeira estação “hidrogenera” do continente europeu, localizada no Centro de Operações da EMT Madrid em Entrevías, para a operação dos primeiros dez ônibus movidos a hidrogênio verde que começam a ser usados neste mês de novembro.

Localizada numa área de 49.618 m², esta unidade de produção de hidrogênio abastecerá os ônibus da marca portuguesa CaetanoBus, sendo que o combustível será produzido a partir de um processo de eletrólise da água.

O sistema será capaz de produzir 18 kg de hidrogênio por hora, tendo, ainda, dois compressores, três tanques de armazenamento de baixa, média e alta pressão e dois dispensadores para reabastecimento dos ônibus. A pressão de abastecimento dos veículos é de 350 bar.

Paralelamente e com o objetivo de fornecer energia suficiente na estação, o projeto prevê a instalação de um total de 2.780 painéis fotovoltaicos com capacidade para gerar uma potência máxima de 1,6 MWh.

A Empresa Municipal de Transportes, EMT, de Madri, apresentou em dezembro de 2022, a licitação pública para a aquisição de dez ônibus equipados com célula a combustível, com 12 metros de comprimento, sendo que a CaetanoBus foi a vencedora para fornecer os veículos por um valor de 639.000 euros por cada unidade.

Cada ônibus tem cinco tanques de armazenamento de hidrogênio do tipo 4, para armazenar 37,5 kg de hidrogênio, proporcionando uma autonomia de 280 quilômetros, o que equivale a 20 horas de operação. Além disso, este veículo está equipado com três baterias LTO com capacidade de 43,8 kWh que podem ser carregadas de forma independente.

Em nota, a prefeitura de Madri e a EMT disseram que estão comprometidas a alcançar o objetivo de descarbonizar o setor de transporte público urbano e reduzir os custos ambientais e de saúde público derivados da atividade de transporte.

Imagens – Divulgação

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