Em linha com a oferta de um transporte coletivo sustentável, em termos ambientais, a cidade argentina de Córdoba investiu na renovação de seu sistema ao ter ônibus equipados com a motorização a gás natural. Para isso, a Iveco Bus é a fornecedora da tecnologia, reafirmando o seu compromisso com a mobilidade limpa e a inovação tecnológica para o modal.
Ao todo, 20 unidades do chassi BUS 17-210 G estarão no transporte público local. De acordo com a fabricante, a entrega marca dois marcos importantes, primeiro porque introduz os primeiros ônibus a GNV para transporte urbano em Córdoba, constituindo um passo significativo em direção a opções de mobilidade pública mais sustentáveis e, segundo, em virtude de os veículos serem produzidos em uma unidade da Iveco Bus na mesma cidade onde serão utilizados, o que sublinha o compromisso da marca com a produção local.
A Tamse, empresa estatal de transporte público da cidade argentina, conta com posto de abastecimento próprio, tendo uma ilha para GNV, o que permite abastecer veículos pesados com alto fluxo, garantindo um reabastecimento eficiente e rápido. Além dessa infraestrutura, a operadora identificou outros postos de serviço na cidade onde seus ônibus também poderão reabastecer com GNV. “Com esta entrega, estamos não apenas respondendo à necessidade de renovação da frota, mas também garantindo uma viagem mais segura e sustentável para os passageiros. Este passo em direção à modernização contribui para um ar mais limpo e reforça nosso compromisso com a mobilidade responsável”, ressaltou Fernando Quadrelli, gerente-comercial da Iveco Bus Argentina.
Conforme informou a marca, seu chassi é equipado com o motor FPT N60 CNG (204cv – 150 kW de potência a 2.700 rpm e torque de 750 Nm a 1.400 rpm), projetado, desde o início, para funcionar com gás, tendo o mesmo desempenho e potência do equivalente a diesel. Além disso, a nova frota gera impactos positivos significativos no meio ambiente, como a redução de 95% de material particulado, 90% de dióxido de nitrogênio e 10% de dióxido de carbono.
A autonomia é de até 350 quilômetros, com 9 cilindros de armazenamento, e o tempo de carregamento é realizado em cerca de 20 minutos, minimizando o tempo de parada das unidades.
Outro destaque no setor é o inovador projeto em Córdoba que incentiva a formação de motoristas mulheres para a condução dos ônibus, buscando promover a inclusão e a diversidade no setor de transportes. Dessa maneira, houve a formação especializada para as motoristas, com foco no conhecimento do produto e da tecnologia dos veículos. Tal curso é realizado pela Iveco Academy, Centro de Treinamento do Iveco Group, criado em 2022. Sua missão é fornecer conhecimento, padronização de serviços, capacidade de gestão e visão de futuro por meio de treinamento para técnicos, na Argentina, no Brasil e países importadores da região.
Segundo a fabricante, a formação é realizada em grupos de três motoristas por ônibus, com duração de uma semana por grupo, para garantir um treinamento personalizado e eficiente. O processo de formação é acompanhado e apoiado pela Overbus, concessionária da marca na Argentina.
Imagem – Divulgação
0 comentários