Duas importantes empresas de transporte coletivo da capital paranaense encerram o ano com a aquisição de novos ônibus para a renovação de suas respectivas frotas.
Operadora com mais de 65 anos de experiência no transporte urbano paranaense, a Auto Viação Redentor adquiriu 39 ônibus com carroçarias Caio, sendo 15 unidades do modelo Millennium (ligeirinhos); duas do Millennium Articulado (expressos), 17 Millennium Articulado (intercambiáveis) e cinco Millennium Articulado (interbairros).
O modelo Millennium da quinta geração conta com câmbio automático, 13 metros de comprimento e capacidade para até 82 passageiros, sendo 29 sentados, 52 em pé. A carroçarias está sobre o chassi Volvo B320R 4X2, com piso alto e motorização traseira.
Dentre as configurações, quatro portas fole: duas do lado direito (dianteira e central) e duas centrais do lado esquerdo, todas com acionamento eletropneumático, anunciador de voz e válvulas de emergência, conforme regulamento da URBS. Já as poltronas são estofadas, ergonômicas, com encosto de cabeça e apoio para os braços, garantindo conforto e acessibilidade. Os veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, poltronas projetadas para obesos, três assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de rampas móveis eletropneumáticas e um elevador semiautomático hidráulico na porta central do lado direito.
Em se tratando da versão articulada do Millennium, a carroçaria tem 20,65 metros de comprimento e capacidade para até 174 passageiros, sendo 38 sentados e 135 em pé. O chassi é o Mercedes-Benz O-500 MDA, também com piso alto e motorização traseira.
São seis portas do tipo fole, sendo quatro do lado direito (dianteira, central e traseira) e duas portas pantográficas do lado esquerdo (central e traseira), todas elas com acionamento eletropneumático, anunciador de voz e válvulas de emergência, conforme regulamento da URBS.
As poltronas seguem a mesma configuração dos Millennium não articulados, com seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além das rampas móveis eletropneumáticas. As tecnologias também seguem o padrão do outro modelo e incluem um sensor semafórico.
Já a Transporte Coletivo Glória, do Grupo Gulin, adquiriu 40 unidades, sendo 24 Millennium (ligeirinhos); seis Millennium Articulados (expressos) e dez Millennium Articulados (intercambiáveis).
As versões articuladas têm 18,70 metros e 20,65 metros de comprimento, estando sobre chassis Mercedes-Benz, O500 MA e MDA, com capacidade interna de 130 e 135 passageiros, respectivamente. Esses veículos já estão em processo de entrega ao sistema local. “Os veículos entregues às operadoras não, apenas, mantêm a sofisticação e a tecnologia dos modelos Millennium, mas também reafirmam a parceria entre elas e a Caio, ambas comprometidas em oferecer um transporte de qualidade aos passageiros da capital paranaense”, disse Jocemario Dartora, representante de vendas da Caio na região de Curitiba.
Imagens – Divulgação
0 comentários