Os emplacamentos de novos ônibus em 2024 alcançaram o volume de 22.343 unidades, com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, em veículos acima de oito toneladas. Um detalhe é que todos os segmentos tiveram alta nas vendas. Para Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o ano passado foi expressivo, depois de um bom tempo, mais precisamente, oito anos sem apresentar números significativos. “Desse total, a Mercedes-Benz ficou com um share de 41%, quando os números envolvem o fornecimento ao Programa Caminho da Escola. Sem ele, alcançamos a fatia de 51%. Além disso, tivemos grandes desafios ao longo do ano que exigiu esforços para mantermos essa liderança”, observou o executivo.
No mix dos emplacamentos, a marca da estrela de três pontas teve participação de 68% no fornecimento dos chassis urbanos, 50% em rodoviários, 46% nos chassis para fretamento e 20% em chassis para micro-ônibus. “Diante de todos os desafios que impactaram o setor de transporte, posso dizer que fomos muito bem nos nichos urbano, rodoviário e fretamento. Quanto aos pequenos, no micro-ônibus, não alcançamos um volume expressivo, pois se trata de um setor muito competitivo, com concorrentes de peso”, avaliou Walter.

Walter Barbosa
Em se tratando de chassis com tração elétrica, o diretor da Mercedes-Benz revelou que houve o fornecimento de 175 unidades do modelo eO500u. Contudo, nem todas foram emplacadas. “Nesse contexto, ainda temos diversas observações quanto a infraestrutura e financiamento para que os volumes possam crescer nos ambientes urbanos”. Para ele, 2025 deverá absorver mais 500 chassis, de todas as marcas, com destaque para o mercado paulistano que ficará com o maior número.
Para este ano, Walter olha com otimismo o mercado, apesar da elevação da taxa de juros que pode influenciar nos futuros negócios com os segmentos. “Não consigo afirmar o volume total, mas acreditamos num crescimento sustentado por programas como o Refrota, o PAC da mobilidade e o Fundo Clima, especialmente para o nicho urbano. Na área de chassis rodoviários, deveremos ter números de emplacamentos que girem em torno de 2.200 unidades. Trata-se de um segmento que se manterá em alta enquanto o setor aéreo continuar com preços altos das passagens. Quanto ao fretamento, com a economia brasileira aquecida, poderemos ter números interessantes de aquisição dos chassis”, explicou.
Em relação às novidades tecnológicas, o diretor da Mercedes-Benz destacou os modelos desenvolvidos para nichos específicos, que foram apresentados durante a feira Lat.Bus no ano passado, como o chassi OF 1721 para fretamento e um veículo de 11 toneladas, com boas expectativas de comercialização. “Apesentamos em 2024 o chassi OF 1721 específico para os serviços de fretamento, pois ele é um produto pronto para ser encarroçado, sem a necessidade de modificações, impactando positivamente em seu custo. Outro aspecto é o chassi de 11 toneladas, com boa demanda que migrará do modelo de 9 toneladas para ele. Também, estou otimista com nossa ferramenta FleetBus de telemetria, onde o operador pode acompanhar em tempo real as funções de seus veículos. Em 2024, implementamos 500 unidades desse recurso tecnológico no mercado brasileiro”, finalizou Walter.
Imagens – Divulgação
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