Por André Dantas, engenheiro civil com doutorado em transportes
Nesta viagem, depois de tudo que vi e experimentei, não tenho dúvidas em afirmar que o fato mais interessante e disruptivo que encontrei é o sistema SUICA. Seja no ônibus, no metrô, no trem, na loja de conveniência, no restaurante e na padaria, o pagamento com o SUICA é simples, rápido e sem custos adicionais. Já conheci o OCTOPUS em Hong Kong, e tudo que é possível fazer com o AliPay na China. Eles são muito relevantes, mas a magnitude de implementação e expansão do SUICA são surpreendentes porque há uma visão de negócios que vai transformar a oferta de produtos e serviços.
O SUICA (Super Urban Intelligent Card), representa um passo fundamental na consolidação de um ecossistema de mobilidade. O SUICA agora domina as transações de transporte público e é aceito em uma ampla variedade de negócios, incluindo restaurantes, lojas de conveniência e máquinas de venda automática. Trata-se de uma tecnologia proprietária da SONY, também utilizada em Hong Kong e Cingapura. Com o tempo, incorporou tecnologia de pagamento móvel (Google Pay e Apple Pay). Apesar de seu impacto substancial no setor de pagamentos, a característica mais importante do SUICA é que ele evoluiu para uma enorme plataforma digital que interage diariamente com milhões de usuários de mobilidade.
Conforme detalhado na publicação recente da JR East (2024), o objetivo é “…fazer do SUICA uma plataforma digital universal, aprimorando as experiências de viagem, pagamentos e estilo de vida tanto para residentes quanto para visitantes…” [tradução livre]. Os planos para o futuro próximo incluem transformar um cartão de mobilidade em um dispositivo de estilo de vida. Semelhante a um banco, o SUICA suportará grandes transações e transferências de dinheiro eletrônico, enquanto se integra aos serviços governamentais locais para oferecer descontos regionais, transporte sob demanda e benefícios locais. Além disso, serviços personalizados e impulsionados por IA, como táxis pré-reservados e recomendações de produtos personalizadas, estão sendo introduzidos.

Validador (À esquerda) habilitado para SUICA, ônibus Hiroshima
A reação mais natural é querer aplicar o sistema ao nosso contexto. Não recomendo isso. O SUICA é o resultado da evolução da mentalidade de realizar negócios. É também um projeto tecnológico de longo prazo, que foi subsidiado pelo governo central do Japão, e é conduzido por uma megaempresa (JR EAST) que atua em um dos maiores mercados do mundo. Então, diferentemente do que muitas vezes é realizado em terra brasilis, o caminho compreende projetos estruturados e com o engajamento propositivo e disruptivo dos principais atores. Vai exigir muito investimento e tempo.

Máquina de cobrança com leitor SUICA, ônibus Quioto
Abaixo, mais imagens relacionadas com a tecnologia
Imagens – André Dantas
0 comentários